Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sudão do Sul. Missão da ONU anuncia libertação de 68 mulheres e crianças

A missão das Nações Unidas no Sudão do Sul anunciou hoje que pelo menos 68 mulheres e crianças foram resgatadas desde os grandes confrontos tribais da última semana de dezembro, que mataram quase 60 pessoas.

Sudão do Sul. Missão da ONU anuncia libertação de 68 mulheres e crianças
Notícias ao Minuto

17:24 - 13/01/23 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

"Elogiamos as autoridades de Jonglei [no leste do país] pelos seus esforços, nos quais temos participado, que levaram à libertação de 68 mulheres e crianças que estavam sequestradas", disse o chefe da missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, Nicholas Haysom, num comunicado citado pela agência Efe.

No texto, o responsável afirmou que as autoridades estão a dar aos resgatados "cuidados provisórios e serviços humanitários até que possam reunir-se com as suas famílias" e reiterou que "há que pôr fim à bárbara prática de sequestros, que contribuem para manter a insegurança e prejudicam a própria integridade das comunidades".

A escalada de violência na área administrativa de Grande Pibor, no estado de Jonglei, no leste do país, começou no fim de dezembro e está a preocupar a ONU de forma especial, lê-se ainda no texto.

"O número de mulheres e crianças sequestrados é significativo, e estas pessoas enfrentaram graves violações dos seus direitos, incluindo a violência e os abusos sexuais relacionados com o conflito", acrescentou o responsável.

Em 27 de dezembro, as autoridades locais informaram que pelo menos 56 pessoas tinham morrido em confrontos tribais entre jovens armados das tribos Murle e Nuer, o segundo maior grupo étnico do Sudão do Sul.

O ministro da Informação de Jonglei, John Samuel Manyuon, anunciou em declarações à rádio local Eye Radio que houve uma "negociação pacífica" com os sequestradores, e defendeu que "esta é uma ideia melhor do que uma tática de força que podia redundar em confrontos generalizados".

O Sudão do Sul ganhou a independência do Sudão em 2011, tendo mergulhado numa guerra civil que se prolongou até aos últimos anos, e na qual se estima que tenham morrido cerca de 400 mil pessoas, com várias centenas de milhares a serem obrigadas a sair do país.

Leia Também: Sudão do Sul. Chefe da ONU reúne-se com presidente para garantir eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório