Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sudão do Sul. Chefe da ONU reúne-se com presidente para garantir eleições

O representante especial das Nações Unidas no Sudão do Sul, Nicholas Haysom, disse hoje que se reuniu com o Presidente do país, Salva Kiir, para garantir que as eleições estão em condições de ser realizadas em 2024, sem atrasos.

Sudão do Sul. Chefe da ONU reúne-se com presidente para garantir eleições
Notícias ao Minuto

16:07 - 13/01/23 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

"No princípio desta semana reuni-me com o Presidente Kiir para discutir como acelerar a execução das tarefas pendentes do Acordo de Paz Atualizado, para criar um ambiente propício à celebração de eleições livres, justas e credíveis em dezembro de 2024", disse o responsável, num comunicado citado pela agência espanhola de notícias, a Efe.

Para o representante das Nações Unidas, este ano é "especialmente importante" para o Sudão do Sul e para os seus habitantes, já que vai determinar se "realmente a transição traz a paz e as eleições podem realmente realizar-se".

Os vários atrasos na aplicação do acordo de paz implicaram também a extensão do processo de transição democrática, que previa eleições ainda em 2021, mas no princípio deste mês houve um novo adiamento para dezembro de 2024, o que mereceu o acordo de todos os partidos políticos.

Outra das preocupações do chefe da ONU no Sudão do Sul que foi transmitida ao Presidente Kiir é "acabar com os preocupantes confrontos intercomunitários em várias partes do país".

O Sudão do Sul tornou-se independente do Sudão em 2011, tendo caído numa guerra civil até 2018, durante a qual as estimativas apontam para a morte de cerca de 400 mil pessoas e várias centenas de milhares de pessoas que se viram obrigadas a deixar o país.

Leia Também: Opositor nos EUA ajuda Justiça contra filho de líder da Guiné Equatorial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório