Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Turquia condena visita de ministro israelita à Esplanada das Mesquitas

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Melut Çavusoglu, condenou hoje num contacto telefónico com o homólogo israelita a visita "provocadora" de terça-feira à Esplanada das Mesquitas do novo ministro israelita da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir.

Turquia condena visita de ministro israelita à Esplanada das Mesquitas
Notícias ao Minuto

18:54 - 04/01/23 por Lusa

Mundo Palestina

avusoglu recordou a Eli Cohen as expectativas e as sensibilidades do nosso país a propósito da questão palestiniana e afirmou que consideramos inaceitável a ação provocadora de ontem [terça-feira] do ministro israelita da Segurança Nacional na Esplanada das Mesquitas", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco num comunicado, citado pelas agências internacionais.

Çavusoglu também afirmou que a Turquia espera que sejam evitadas "todas as ações provocadoras".

Ben Gvir, um dos dirigentes da extrema-direita israelita, foi acompanhado na visita por membros das forças de segurança judaicas.

Terceiro local mais sagrado do Islão e o local mais sagrado do judaísmo, sob a designação de 'Monte do Templo', a Esplanada das Mesquitas está situada na Cidade velha de Jerusalém, no setor palestiniano ocupado e anexado por Israel.

O 'status quo' na Esplanada das Mesquitas impede os judeus de orarem e autoriza apenas que visitem o local em horários pré-definidos e que o percorram através de um trajeto estabelecido, acompanhados por polícias que devem zelar para que os fiéis não rezem ou ali coloquem bandeiras israelitas ou objetos religiosos judaicos.

Nos últimos anos, contudo, um número crescente de judeus, sobretudo nacionalistas, têm-no feito sub-repticiamente, um gesto denunciado como uma "provocação" pelos palestinianos e diversos países do Médio Oriente.

Em meados de novembro, a Turquia designou um embaixador em Israel após uma ausência de quatro anos, a última etapa do reatamento total das relações diplomáticas entre os dois países anunciado em agosto.

As relações entre Ancara e o Estado judaico atingiram um ponto de rutura em 2010 após o assalto mortífero das forças israelitas ao navio turco 'Mavi Mármara' em águas internacionais, que tentava encaminhar ajuda humanitária a Gaza, o enclave palestiniano sob bloqueio israelita e controlado pelo movimento islâmico palestiniano Hamas desde 2007.

Nos primeiros anos do seu mandato, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também se destacou por uma intransigente defesa da causa palestiniana, e por ser um crítico das políticas israelitas conduzidas pelos governos de Benjamin Netanyahu (1996-1999 e 2009-2021), que na semana passada regressou de novo ao poder.

Leia Também: Palestina critica visita de ministro israelita a Esplanada das Mesquitas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório