Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Veteranos da luta de libertação na África do Sul querem indemnização

Mais de dois mil antigos guerrilheiros que dizem ter participado na luta de libertação contra o anterior regime do 'apartheid', na África do Sul, reivindicaram hoje 4,2 milhões de rands (769 mil euros) do Governo sul-africano.

Veteranos da luta de libertação na África do Sul querem indemnização
Notícias ao Minuto

15:17 - 03/01/23 por Lusa

Mundo África do Sul

O grupo Veteranos de Guerra da Luta de Libertação da África do Sul, que fez reféns dois ministros e um vice-ministro durante uma ação de protesto no ano passado, exigiu ainda ao Governo do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), partido no poder desde 1994, o pagamento de um subsídio de reforma mensal de 15.000 rands (812 euros) para cada um dos seus membros, anunciou o porta-voz Mzukisi Ronyuza.

"Uma das principais exigências são as compensações relativas a um agradecimento [pelo nosso envolvimento], em particular, e em segundo lugar a questão do encarceramento dos nossos camaradas, e a situação em que a maioria deles não consegue aceder ao ambiente socioeconómico do país por causa dos seus antecedentes, por exemplo antecedentes criminais e tudo mais, a natureza das pensões também faz parte das principais exigências veiculadas", explicou Mzukisi Ronyuza em entrevista ao canal de televisão sul-africano eNCA.

"Sobre a questão das reparações, é uma norma em todos os países em que no país pós-libertação há uma situação em que todos os camaradas que no campo de batalha não puderam desfrutar das suas vidas, não puderam ser seres humanos normais, têm a chance de poder interagir através dos seus próprios governos", apontou.

O porta-voz dos antigos guerrilheiros sublinhou que não foram abrangidos "nas resoluções da ONU", acrescentando que "a ONU teve um papel a desempenhar durante esse período".

"Os nossos próprios movimentos de libertação tiveram um papel a desempenhar durante esse período, compensações foram dadas a várias formações que não faziam parte dos movimentos de libertação naquela época, e por isso o nosso apelo para 4,2 milhões de rands emana disso", acrescentou.

"Somos 2.176 pessoas, e vamos processar o Governo na Justiça", vincou Mzukisi Ronyuza.

Nesse sentido, o porta-voz do grupo revelou que o Governo do ANC "ignorou" a implementação de um "acordo de consenso", acertado em 2020.

"O impasse deriva da falta de clareza sobre os motivos por que o acordo de consenso não foi honrado", sublinhou.

A luta armada fomentada pela ala militar do ANC, Umkhonto we Sizwe (MK, na sigla em inglês), desde o seu início na década de 1950 até à posse de Nelson Mandela como Presidente sul-africano em 1994, foi a "mais longa insurgência sustentada na história da África do Sul", segundo o historiador sul-africano Thula Simpson.

Leia Também: Guterres lamenta morte de 34 civis em explosão de camião-cisterna

Recomendados para si

;
Campo obrigatório