Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Britânicos estimam que 2022 foi o ano mais quente de sempre no país

O Met Office (equivalente britânico do IPMA português) prevê que o ano de 2022 tenha sido o mais quente desde que há registo no Reino Unido, batendo o recorde de 2014.

Britânicos estimam que 2022 foi o ano mais quente de sempre no país
Notícias ao Minuto

17:07 - 29/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Alterações Climáticas

O ano de 2022 será, dizem os especialistas do Met Office (equivalente britânico do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera), o ano mais quente no Reino Unido desde que há registo (ou seja, em 139 anos). A poucos dias de fechar o ano corrente, os meteorologistas estimam, baseados em números provisórios, que a temperatura média anual no país ultrapassará o recorde anterior estabelecido em 2014.

Mark McCarthy, chefe do Centro Nacional de Informações Climáticas do Met Office, disse, citado pelo The Guardian, que "embora muitos se lembrem do calor extremo do verão, o que foi notável este ano foi o calor relativamente consistente ao longo do ano, com todos os meses, exceto dezembro, sendo mais quentes que a média".

O especialista explicou que "o ano quente coincide com os impactos genuínos que esperamos como resultado das mudanças climáticas induzidas pelo homem". Embora "isso não signifique que todos os anos serão os mais quentes já registados, as mudanças climáticas continuam a aumentar a probabilidade de termos anos cada vez mais quentes nas próximas décadas”, assegurou.

Segundo o Met Office, a temperatura média anual em todo o Reino Unido, ao longo de 2022, poderá ultrapassar o recorde anterior estabelecido em 2014, quando a média foi de 9,88°C

Citada pelo mesmo jornal britânico, Rebecca Newsom, chefe de política da Greenpeace no Reino Unido, lamentou que "este não é o tipo de recorde que se quer quebrar", segura de que "a maioria preferiria ver investimentos recordes em tecnologias renováveis que nos tirariam desta confusão".

No verão de 2022, recorde-se, os termómetros no Reino Unido ultrapassaram, pela primeira vez desde que há registo, os 40.ºC, sendo o lugar mais quente Coningsby, em Lincolnshire, com 40,3.ºC

Leia Também: Banco Mundial doará 471 milhões de euros ao Brasil contra crise climática

Recomendados para si

;
Campo obrigatório