Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Marinha tailandesa recupera mais 7 corpos de vítimas de naufrágio

Equipas de resgate encontraram hoje mais sete corpos de vítimas do naufrágio de um navio militar da Tailândia, ocorrido há quase uma semana, continuando desaparecidos 15 marinheiros, anunciou a Marinha Real Tailandesa.

Marinha tailandesa recupera mais 7 corpos de vítimas de naufrágio
Notícias ao Minuto

15:38 - 24/12/22 por Lusa

Mundo Tailândia

A corveta 'Sukhothai' afundou-se no domingo à noite, no Golfo da Tailândia, a cerca de 30 quilómetros da costa de Bang Saphan (sul), com 105 pessoas a bordo.

O naufrágio desencadeou uma vasta operação de salvamento que permitiu resgatar com vida 76 membros da tripulação e recuperar 14 corpos, prosseguindo as buscas para tentar encontrar os restantes 15, segundo o jornal tailandês Bangkok Post.

Os corpos encontrados hoje, que segundo "indicações iniciais" eram membros da tripulação, serão sujeitos a análise de ADN, disse a Marinha tailandesa, citada pela agência francesa AFP.

Vários navios de guerra, aviões de patrulha e helicópteros foram destacados para a área de busca, com o apoio de equipas locais, voluntários e do setor privado, segundo a Marinha.

"Esta é uma das piores tragédias que se abateu sobre a Marinha Real Tailandesa", disse o almirante Chonlathis Navanugraha na terça-feira.

A agitação do mar, com ondas de três metros de altura de acordo com um dos sobreviventes, danificaram o sistema elétrico do navio, que ficou sem poder ser controlado pela tripulação, disse a Marinha.

Como o navio não podia ser controlado, entrou mais água, o que o fez adornar e afundar-se, estando tombado sobre um dos lados a 40 metros de profundidade.

As autoridades tailandesas reconheceram que não havia coletes salva-vidas suficientes para as 105 pessoas que estavam a bordo.

Sobreviventes entrevistados esta semana pela televisão tailandesa disseram que não havia coletes salva-vidas suficientes porque o navio transportava convidados além da tripulação normal, que é de 87 marinheiros e oficiais.

"Nesta operação, acrescentaram pessoal do Corpo de Marinha e do Comando da Defesa Aérea e Costeira, cerca de 30 pessoas. É por isso que eu penso que não havia coletes salva-vidas suficientes", disse o almirante Cherngchai Chomcherngpat na terça-feira.

O 'Sukhothai', de fabrico norte-americano, foi encomendado em 1987.

Leia Também: Putin diz que forças russas estão em "constante e diário aumento"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório