Governador da Califórnia 'copia' Trump nas redes sociais e anima internet

Publicações nas redes sociais, maiúsculas, alcunhas pouco simpáticas e imitação de frases. O governador da Califórnia decidiu dirigir-se ao presidente dos EUA da mesma forma que este costuma fazer. A audácia valeu elogios.

Gavin Newsom

© Justin Sullivan/Getty Images

Notícias ao Minuto
14/08/2025 12:11 ‧ há 1 hora por Notícias ao Minuto

Mundo

Gavin Newsom

O governador da Califórnia decidiu entrar numa troca de galhardetes com o presidente dos EUA, recorrendo para isso ao mesmo tom usado por Donald Trump.

 

Greg Abbott satirizou  através das redes sociais - a plataforma de comunicação preferida de Trump - o modo como este último gosta de comunicar.

Na génese do ultimato, está a alegada tentativa de Trump em realizar um novo censo, que vai de encontro a uma tentativa de redesenhar os mapas eleitorais antes das eleições de 2026.

As publicações no X

A medida, considera o governador da California, é "uma afronta à democracia americana". E assim, este decidiu deixar um ultimato a Trump, dirigindo-se a ele nas redes sociais na mesma moeda, ou seja, da mesma forma que  Trump o faz.

“DONALD TRUMP TEM 24 HORAS PARA RESPONDER A CARTA DO GOVERNADOR NEWSOM. SE NÃO FOREM RESPONDIDAS, HAVERÁ UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA MUITO IMPORTANTE ESTA SEMANA COM UM ANÚNCIO DE GRANDE IMPACTO! THANK YOU FOR YOUR ATTENTION TO THIS MATTER", escreveu Greg.

Esta foi apenas uma das muitas publicações que estão a divertir os internautas, pela ousadia do governador do estado mais populoso dos EUA, que não só usa maiúsculas, como termos e frases próprias de Donald Trump, como é o caso da frase "Thank you for your attention to this matter" ['Obrigada pela vossa atenção para este assunto'].

Nesta outra publicação, o mesmo usa a designação TACO para se referir a Trump, uma expressão que começou a ser usada em maio para se referir ao facto de Trump ameaçar com tarifas vários países e mais tarde amenizar sempre as suas ameaças. O termo TACO é a sigla para 'Trump Always Chickens Out' [Trump amedronta-se sempre]. Note-se que o presidente dos EUA já demonstrou o seu desagrado com a 'alcunha'.

Reação nas redes sociais

A audácia do Governador da California tem sido bastante elogiada, havendo quem considere que a sua atitude prova que se trata de um líder irreverente que não teme provocações. Outros há que saíram em defesa do presidented os Estados Unidos.

"Conformem-se! Gavin Newsom  está destinado a ser presidente", escreve uma internauta, enquanto outro brinca referindo que a sua publicação "constitui uma violação aos direitos reservados e que já reportou a situação". Muitos outros afirmam "adorar" Gavin e elogiá-lo pois o que fez é a única "maneira de lidar com o ridículo de todas as reclamações no Truth Social".

"A imitação é a forma mais sincera de elogio que a mediocridade pode fazer à grandeza", escreve, por outro lado, outro internauta, citando Oscar Wilde.

Redesenhar mapas eleitorais? O que pretende Trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou um novo censo, "altamente preciso", que utilize dados obtidos após as eleições presidenciais de 2024 e exclua imigrantes ilegais, quando decorre uma controvérsia sobre o redesenhar de mapas eleitorais.

O mais recente censo dos EUA foi realizado em 2020 e o próximo está previsto para 2030.

Esta decisão do Presidente dos EUA coincide com uma controvérsia sobre uma tentativa dos congressistas republicanos no Texas de redesenhar o mapa eleitoral do estado - uma proposta defendida por Trump que acrescentaria cinco lugares para o seu partido na Câmara dos Representantes dos EUA antes das eleições intercalares do próximo ano.

A introdução da medida na legislatura estadual do Texas gerou uma intensa reação entre os democratas, que abandonaram o estado, para tentar bloquear o avanço da proposta.

Leia Também: Donald Trump ordena novo censo nos EUA que exclua imigrantes ilegais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas