Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

ANC na África do Sul reelege Cyril Ramaphosa na liderança do partido

O Congresso Nacional Africano (ANC) reelegeu Cyril Ramaphosa, que é também o Presidente da República, para um segundo mandato na liderança do partido no poder na África do Sul, foi hoje anunciado.

ANC na África do Sul reelege Cyril Ramaphosa na liderança do partido
Notícias ao Minuto

10:09 - 19/12/22 por Lusa

Mundo Cyril Ramaphosa

Cyril Ramaphosa foi reeleito como presidente do ANC com 2.476 votos, na 55.ª Conferência Nacional eletiva, em Joanesburgo, derrotando o ex-ministro da Saúde Zweli Mkhize, que obteve 1.897 votos.

Ao anunciar o resultado final da votação na manhã de hoje, o ex-Presidente da República Kgalema Motlanthe referiu que o partido no poder elegeu Paul Mashatile para o cargo de vice-presidente do ANC, com 2.178 votos.

Paul Mashatile, que não foi apoiado pela ala de Ramaphosa, deixa o cargo de Tesoureiro do partido, tendo sido eleito vice-presidente à frente de Oscar Mabuyane, atual governador do Cabo Oriental, e de Ronald Lamola, atual ministro da Justiça e Serviços Correcionais.

Na hierarquia de topo do comité central, composto por sete elementos, Gwede Mantashe, atual ministro dos Recursos Minerais e Energia, foi eleito para o cargo de 'National Chairperson' com 2.062 votos.

Fikile Mbalula, atual ministro dos Transportes, foi eleito secretário-geral (1.692 votos), seguindo-se Nomvula Mokonyane no cargo de vice-secretária-geral (2.145), Maropene Ramokgopa, segundo vice-secretário-Geral (2.373) e Gwen Ramokgopa, antiga ministra provincial da Saúde em Gauteng, no cargo de tesoureira geral, com 1.809 votos.

O partido no poder anunciou que foram contabilizados 4.384 votos dos 4.436 delegados que votaram na 55.ª Conferência Nacional eletiva do ANC, que decorre até esta terça-feira no centro internacional de convenções Nasrec, sul de Joanesburgo.  

A reeleição de Cyril Ramaphosa na liderança do ANC permitirá recandidatar-se à presidência da África do Sul em 2024.

A nova direção conduzirá o partido nos próximos cinco anos.

[Notícia atualizada às 11h22]

Leia Também: Presidente da África do Sul rejeita acusação judicial de antecessor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório