O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, reuniu-se recentemente com o seu ministro do Desporto para debater o estado da prática futebolística no país e, também, a ausência da seleção do país no Mundial que está agora a decorrer no Qatar, reportam os media internacionais.
"Sergei Mihailovic, tenho assistido ao Mundial e não vejo a Bielorrússia por lá. Talvez eu tenha passado muito pouco tempo na frente da televisão, isso quer dizer que perdi o nosso jogo?", questionou o chefe de Estado bielorrusso.
"Analisei como jogamos futebol, em comparação com essas seleções presentes no Mundial, e estou apavorado. Tal como outros desportos na Bielorrússia, o futebol está em péssimo estado. Você é um soldado, você ama e entende de desporto, quando te dei o emprego pensei que você iria colocar as coisas em ordem", acrescentou ainda Alexander Lukashenko, no contexto de uma reunião que teve com o titular da pasta, Sergei Mihailovic.
O momento tem sido alvo de alguma incredulidade. O jornalista da BBC Francis Scarr escreveu, inclusive, na rede social Twitter: "É difícil de acreditar que isto não seja uma sátira".
Alexander Lukashenko held a televised meeting with his minister of sport to decry the state of football in Belarus
— Francis Scarr (@francis_scarr) December 15, 2022
It's difficult to believe that this isn't satire pic.twitter.com/IsfkEZy3Uf
Leia Também: Bielorrússia. Lukashenko designa novo MNE após a morte de Vladimir Makei