Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bielorrússia. Lukashenko designa novo MNE após a morte de Vladimir Makei

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, designou hoje Serguei Aleiynik para a tutela da diplomacia do país, cargo que permanecia vago após a repentina morte do seu antecessor, Vladimir Makei, em finais de novembro.

Bielorrússia. Lukashenko designa novo MNE após a morte de Vladimir Makei
Notícias ao Minuto

15:08 - 13/12/22 por Lusa

Mundo Bielorrússia

"Serguei Aleiynik foi designado ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Bielorrússia", informou a agência noticiosa oficial Belta.

O chefe de Estado bielorrusso reuniu-se com o diplomata logo após a sua designação para "analisar todos os detalhes da sua futura gestão do cargo" e assinou na sua presença o decreto de nomeação.

Aleiynik ocupava até ao momento o cargo de vice-ministro dos Negócios Estrangeiros.

Anteriormente foi representante permanente da Bielorrússia junto da ONU, embaixador do país no Vaticano e na Ordem de Malta, bem como representante diplomático de Minsk no Reino Unido.

O novo responsável pela política externa de Minsk foi ainda cônsul e encarregado de negócios nos Países Baixos e chefe de protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros bielorrusso.

O seu antecessor, Vladimir Makei, morreu repentinamente em 26 de novembro, aos 64 anos.

Considerado um dos mais próximos colaboradores do Presidente bielorrusso, Makei dirigiu a diplomacia de Minsk durante mais de uma década, desde 20 de agosto de 2012, e foi designado para o cargo após ocupar durante quatro anos as funções de chefe da administração presidencial da Bielorrússia.

Leia Também: Bielorrússia vai permitir passagem de cereais ucranianos para exportação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório