Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sudão. 30 mortos em novos confrontos intercomunitários no sul do país

Pelo menos 30 pessoas foram mortas e dezenas feridas em novos confrontos intercomunitários durante o fim de semana no estado sudanês do Cordofão Ocidental (sul), no meio de um recrudescimento dos incidentes nos últimos meses no país africano.

Sudão. 30 mortos em novos confrontos intercomunitários no sul do país
Notícias ao Minuto

14:49 - 13/12/22 por Lusa

Mundo Sudão do Sul

Ahmed Ibrahim abu Shaqa, um líder da tribo humer, disse que homens armados emboscaram os membros deste grupo, que tinham lançado uma operação na área após o roubo de gado em Abu Jafala, de acordo com o portal de notícias Sudan Tribune.

Segundo o líder, os responsáveis pela emboscada, que deixaram 30 pessoas mortas, eram membros da comunidade de miseriya. As duas tribos estiveram envolvidas em vários confrontos ao longo dos últimos dois anos numa série de disputas sobre o controle de terras.

Abu Shaqa lamentou o papel "negativo" das forças governamentais presentes na região e apelou à sua substituição por agentes vindos de outros estados do Sudão, argumentando que a maioria dos seus membros atuais pertence à comunidade miseriya.

Os confrontos entre as duas comunidades têm-se intensificado desde julho, quando o Comité de Segurança de Cordofão Ocidental e os líderes de misseriya criaram um comité para demarcar a fronteira entre El Sunut, de maioria misseriya, e El Nehud, de maioria hamar, sem levar em conta essas comunidades, conforme relatado pela estação de rádio Dabanga.

Os confrontos intercomunitários no Sudão são frequentemente motivados por roubos de gado e disputas entre pastores e agricultores nas zonas mais férteis do país, especialmente devido ao aumento da desertificação e da deslocação da população.

A grave crise económica e política no Sudão foi desencadeada por um golpe militar em 25 de outubro de 2021 que interrompeu um processo de transição democrática iniciado dois anos antes.

Leia Também: HWR. Políticos do Sudão devem garantir direitos humanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório