Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Advogado de Eva Kaili diz que antiga 'vice' europeia é "inocente"

Antiga vice-presidente do Parlamento Europeu foi detida por suspeitas de corrupção num esquema ligado ao Qatar.

Advogado de Eva Kaili diz que antiga 'vice' europeia é "inocente"
Notícias ao Minuto

08:51 - 13/12/22 por José Miguel Pires com Lusa

Mundo Corrupção

O advogado de Eva Kaili, a antiga vice-presidente do Parlamento Europeu que foi detida no âmbito de uma investigação a um alegado esquema de corrupção relacionado com o Qatar, garante que a mesma está "inocente".

"[Eva Kaili] não tem nada a ver com o financiamento do Qatar, nada, explicitamente e inequivocamente. Essa é a posição dela", disse Michalis Dimitrakopoulos, advogado que representa Kaili na Grécia, à Open TV. A grega, que está em prisão preventiva na Bélgica, "não exerceu nenhuma atividade comercial na sua vida", explicou o advogado.

Kaili, que era uma das 14 vice-presidentes do Parlamento Europeu, foi uma das quatro pessoas detidas e acusadas na Bélgica durante o fim de semana, por alegada participação numa organização criminosa, branqueamento de capitais e corrupção relacionada com o Qatar, país anfitrião da edição de 2022 do Mundial de futebol.

A investigação foi aberta pela justiça belga, por suspeitas de um lóbi ilegal do Qatar para influenciar decisões políticas do Parlamento Europeu.

A Grécia, país natal de Eva Kaili, congelou os seus bens,  e tanto o Parlamento Europeu como o seu partido, o PASOK, suspenderam-na das suas funções. Por sua vez, o Qatar já negou qualquer envolvimento.

Quanto ao pai de Eva Kaili, que, segundo a imprensa, foi detido quando tentava fugir com sacos cheios de dinheiro, o advogado esclareceu que as autoridades belgas não lhe impuseram condições restritivas e que, se quiser, "é livre de regressar para a Grécia".

[Notícia atualizada às 12h09]

Leia Também: Socialistas Europeus expulsam Eva Kaili e exigem afastamento do PE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório