Meteorologia

  • 09 FEVEREIRO 2023
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 17º

Herzog dá a Netanyahu mais dez dias para formar novo Governo

O Presidente israelita, Isaac Herzog, deu ao líder do partido Likud, Benjamin Netanyahu, mais dez dias para tentar formar um novo Governo, com o qual terá até 21 de dezembro para concluir alguns dossiers.

Herzog dá a Netanyahu mais dez dias para formar novo Governo
Notícias ao Minuto

23:46 - 09/12/22 por Lusa

Mundo Israel

Netanyahu, que tem o seu principal aliado na extrema-direita, havia pedido um adiamento de 14 dias, que esperava somar aos 28 dias que recebeu com o pedido inicial após a vitória do Likud nas últimas eleições legislativas.

Em tese, o também ex-primeiro-ministro, que regressa novamente ao poder, tem como objetivo formar uma coligação que reúna 64 dos 120 deputados do Knesset (parlamento de Israel).

Herzog, no entanto, concedeu-lhe apenas mais dez dias e, em carta pública, alertou que Netanyahu deve concordar com um Executivo que trabalhe "para toda a população de Israel", dado o risco de "ódio" e "violência" na sociedade.

O chefe de Estado israelita defendeu também um diálogo "respeitável e responsável" entre os diferentes poderes, depois de a coligação ter começado a estudar formas de neutralizar o poder dos tribunais quando se trata de bloquear leis ou decisões governamentais, segundo o jornal Times of Israel.

Netanyahu já tem a coligação acertada, mas na sua carte a Herzog afirmou que havia algumas coisas pendentes, inclusive a distribuição de cargos entre os diferentes partidos.

O Likud encerrou o seu último pacto com o Shas, partido ultraortodoxo, na noite de quarta para quinta-feira.

O primeiro-ministro cessante, Yair Lapid, que agora será a principal figura da oposição de Israel, pediu ao chefe de Estado que não autorizasse o adiamento solicitado por Netanyahu, um líder que descreveu como "fraco".

De acordo com Lapid, o seu previsível sucessor está a deixar-se chantagear pelos seus aliados para criar "um governo incapaz de governar".

Leia Também: Netanyahu pede mais tempo para formar novo governo de Israel

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório