Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Nuvens em forma de ondas? Aconteceu nos EUA e foi "espetacular e épico"

O fenómeno que dá forma ao 'surf no céu' na Montanha Bighorn, em Wyoming, é conhecido por Kelvin-Helmholtz.

Notícias ao Minuto

11:34 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Na Montanha Bighorn, a oeste de Sheridan, Wyoming, nos EUA, foram vistas várias nuvens gigantes em forma de ondas em todo o céu, na terça-feira. O fenómeno que dá forma ao 'surf no céu' é conhecido por Kelvin-Helmholtz.

Esta bonita (e rara) imagem ocorre como resultado de diferenças na densidade do ar nas camadas adjacentes do céu. Além disso, a humidade e os ventos fortes são necessários para que estas nuvens ganhem a forma ondulada.

Rachel Gordon, residente na zona, publicou as imagens do céu através do grupo Wyoming to The Lens, no Facebook. Outras perspetivas das nuvens foram publicadas por outros internautas.

"Penso que todos deveriam ver este belo fenómeno", escreveu Gordon no grupo.

Um vídeo a registar o fenómeno parece mostrar as ondas a propagarem-se para sul ao longo das Montanhas Bighorn.

A instabilidade Kelvin-Helmholtz não se encontra apenas na atmosfera, mas também na Terra como no espaço. As nuvens em formas de ondas na atmosfera já tinham acontecido anteriormente, e normalmente surgem perto dos picos das montanhas.

No entanto, o que aconteceu na terça-feira no Wyoming foi raro pelo seu tamanho e estrutura. Segundo o meteorologista, em declarações à BBC News, o que aconteceu em Wyoming, foi um dos resultados "mais espetaculares e épicos" do fenómeno Kelvin-Helmholtz.

Leia Também: Ponha-se a correr daqui para fora com estes novos ténis hiperleves

Recomendados para si

;
Campo obrigatório