Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Japão quer aumentar orçamento de defesa de cinco anos em 56%

O Japão planeia aumentar o seu investimento militar para 43 biliões de ienes (300 mil milhões de euros) entre 2023 e 2027, um aumento de 56% em relação ao total dos últimos cinco anos, anunciou hoje o governo nipónico.

Japão quer aumentar orçamento de defesa de cinco anos em 56%
Notícias ao Minuto

06:49 - 06/12/22 por Lusa

Mundo Japão

O país asiático procura aumentar de forma drástica as suas capacidades de defesa para fazer face às crescentes ameaças que sente nas suas fronteiras, desde a Coreia do Norte à China passando pela Rússia após a invasão da Ucrânia.

O montante de 43 biliões de ienes para 2023-2027 foi anunciado hoje em Tóquio pelo ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, após uma reunião com o primeiro-ministro, Fumio Kishida, e o ministro das Finanças, Shunichi Suzuki.

"Com este nível [de investimento] seremos capazes de atingir o nosso objetivo de fortalecer as nossas capacidades de defesa", disse à imprensa Hamada.

O anúncio surge uma semana após a decisão de Kishida de aumentar o orçamento anual de defesa para atingir 2% do PIB nacional até 2027, de um máximo de 1% até agora.

Mesmo que o Japão estivesse apenas a imitar um princípio há muito estabelecido entre os Estados-membros da NATO, tal objetivo é controverso no país, que tem uma Constituição pacifista desde 1947, o que limita muito os meios e as missões das suas "Forças de Autodefesa".

De acordo com a imprensa local, um dos objetivos do investimento militar adicional seria adquirir uma capacidade de "contra-ataque" com armas que pudessem atingir os lugares de lançamento de mísseis inimigos, mas que ainda seriam consideradas pelo Governo japonês como defensivas.

O Japão também corre o risco de ter de fazer duras concessões fiscais noutros setores, se quiser aumentar os seus gastos militares sem aumentar os impostos, enquanto o seu nível de dívida pública já é o mais alto entre os principais países industrializados, que se situa atualmente em mais de 260% do seu produto interno bruto (PIB), segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Leia Também: Rússia instala sistema de mísseis em ilhas reivindicadas pelo Japão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório