Meteorologia

  • 31 JANEIRO 2023
Tempo
12º
MIN 4º MÁX 14º

Televisão russa na Letónia acusada de apelar à luta contra a Ucrânia

O Conselho Nacional dos Meios de Comunicação Eletrónicos da Letónia (NEPLP) multou o canal de televisão russo Rain em 10.000 euros por ter apelado à luta contra a Ucrânia e apoiado a narrativa do Kremlin.

Televisão russa na Letónia acusada de apelar à luta contra a Ucrânia
Notícias ao Minuto

21:49 - 02/12/22 por Lusa

Mundo Letónia

O presidente da NEPLP, Ivars Abolins, explicou que a TV Rain pediu que fossem enviados fundos para ajudar os soldados russos mobilizados, referiu-se ao exército russo como "o nosso exército" e mostrou a península da Crimeia como parte da Rússia num mapa.

Abolins acrescentou que esta é a segunda violação pelo canal russo no exílio e advertiu que um terceiro incidente seria motivo para cancelar a licença de emissão da TV Rain.

O Ministro da Defesa da Letónia, Artis Pabriks, argumentou na sua conta do Twitter que "a TV Rain deveria ir trabalhar na Rússia e a sua autorização de residência deveria ser revogada".

O historiador e parlamentar Edvins Ronco da Aliança Nacional (NA) de centro-direita acusou a TV Rain de dirigir uma campanha pública para "melhorar as capacidades de combate do exército russo" e apelou aos serviços de segurança da Letónia para que tomassem medidas contra a estação de televisão.

A TV Rain transmite a partir da Letónia desde julho, com a ajuda do canal comercial TV3, e tem também operações na Geórgia, bem como em Amesterdão e Paris.

Quando deixou a Rússia, a TV Rain foi vista como um dos últimos meios de comunicação social a opor-se à guerra e às políticas autoritárias do Presidente Vladimir Putin.

O pedido de ajuda para os russos na Ucrânia feito pela TV Rain na noite de quinta-feira provocou duras respostas dos ucranianos e de alguns russos no Twitter.

No entanto, segundo os meios de comunicação locais da Letónia, o canal despediu o repórter que fez comentários sobre o envio de ajuda aos soldados russos na frente ucraniana.

A agência noticiosa LETA citou a jornalista da TV Rain Ekaterina Kotrikadze como tendo dito que o canal terminou a sua cooperação com Alexey Korosteliov, que apresentou o programa na quinta-feira e apelou ao apoio ao exército russo.

Representantes da TV3 da Letónia, que ajudou a TV Rain, não puderam ser contactados nesta tarde. O editor-chefe da TV Rain, Tikhon Dzyadko, foi noticiado como tendo dito que a sua organização não apoiava a ajuda aos soldados que lutavam contra a Ucrânia. 

Leia Também: Letónia completa retirada de monumentos soviéticos em todo o país

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório