Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Com o inverno a chegar, Kyiv pode ficar sem aquecimento até à primavera

A Organização das Nações Unidas (ONU) já tinha alertado para o risco de um "inverno catastrófico" para milhões de ucranianos devido aos ataques recorrentes a infraestruturas de energia por parte das forças russas.

Com o inverno a chegar, Kyiv pode ficar sem aquecimento até à primavera

A cidade de Kyiv pode permanecer sem aquecimento até à primavera do próximo ano se ocorreram mais ataques russos que deixem a capital ucraniana 'às escuras' durante mais de 24 horas. O alerta foi dado pelo autarca da região, Vitali Klitschko, citado pelo Financial Post.

De acordo com Klitschko, isso forçará a cidade a despejar a água dos sistemas de aquecimento e será muito difícil voltar a bombear os sistemas durante o inverno.

Em causa estão as temperaturas congelantes que se fazem sentir na Ucrânia já por esta altura. 

Já na semana passada a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para o risco de um "inverno catastrófico" para milhões de ucranianos após os mais recentes "ataques implacáveis e generalizados" por parte da Rússia contra civis e importantes infraestruturas.

De momento, avança o autarca em declarações num fórum de segurança em que participou, há 430 pontos de aquecimento instalados na cidade para 3,5 milhões de pessoas. Caso haja um grande colapso prolongado de energia, não vão ser suficientes para a população.

Na quinta-feira, o Vitali Klitschko aconselhou os ucranianos a armazenarem água, comida e roupa quente, caso os ataques russos viessem a provocar um blackout total, e se puderem devem deslocar-se para os subúrbios.

"Temos que estar preparados para diversos cenários. Não haverá uma evacuação total - talvez parcial, mas não pode ser chamada de evacuação. É uma realocação temporária de pessoas de determinadas categorias para os subúrbios [...] Por favor, tenham em casa água potável e para outros usos, mantimentos de alimentos que possam ser cozidos ou consumidos sem eletricidade, roupas quentes, computadores carregados e bancos de energia, façam download dos mapas para os vossos telemóveis", referiu. 

Recorde-se que a Rússia tem perpetrado ataques em larga escala contra a infraestrutura de energia da Ucrânia, deixando milhões de pessoas sem acesso a eletricidade, água e sistemas de aquecimento.

Leia Também: Ataques russos em 7 regiões da Ucrânia. Há três civis mortos em Kherson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório