Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"Vê com os teus olhos". Zelensky convida Musk para ir à Ucrânia

O chefe de Estado da Ucrânia sublinhou que só depois de uma eventual visita é que o dono da Tesla poderia "dizer como acaba esta guerra".

"Vê com os teus olhos". Zelensky convida Musk para ir à Ucrânia
Notícias ao Minuto

19:02 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O presidente da Ucrânia convidou, esta quarta-feira, Elon Musk para visitar a Ucrânia, por forma a que este possa ver os estragos e entender o que se passa no território.

"Se queres perceber o que a Rússia tem feito por aqui, vem à Ucrânia e vê com os teus olhos", afirmou Volodymyr Zelensky durante a cimeira DealBook, que decorreu hoje com altos responsáveis nos ramos da tecnologia, investimentos privados, serviços financeiros, entre outros.

A proposta surge depois de o novo dono do Twitter - negócio que tem gerado muita polémica - ter sugerido um "plano de paz" para a Ucrânia, que ia ao encontro da cedência de territórios à Rússia - uma 'linha vermelha' para Kyiv.

"Depois da visita, vais dizer-nos como acabar com esta guerra, quem a começou e quando é que a podemos terminar", rematou o responsável ucraniano em videoconferência.

Já anteriormente Elon Musk tinha dito que ia retirar o financiamento para os serviços de Internet Starlink na Ucrânia, que são indispensáveis para a comunicação entre os soldados que estão a combater os miliares russos e também para os cidadãos.

Musk argumentou que estava a perder dinheiro, mas mais tarde deu um passo atrás e acabou por decidir que iria "continuar a financiar" o serviço.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano, desencadeando uma guerra que mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Rússia ameaça retaliar caso UE avance com arresto de ativos congelados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório