Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Washington aprova venda de sistemas 'antidrones' ao Qatar

O Governo dos Estados Unidos autorizou a venda ao Qatar de sistemas 'antidrones' no valor de 1.000 milhões de dólares (cerca de 970 milhões de euros), divulgou esta terça-feira o Departamento de Estado norte-americano.

Washington aprova venda de sistemas 'antidrones' ao Qatar
Notícias ao Minuto

06:52 - 30/11/22 por Lusa

Mundo EUA

O Qatar pretende adquirir dez sistemas FS-LIDS, capazes de detetar 'drones' em baixa altitude, identificá-los e neutralizá-los por interferência eletrónica, e 200 intercetores Coyote Block 2.

Esta venda de equipamentos militares sensíveis teve que ser previamente aprovada pelo Governo norte-americano, referiu o Departamento de Estado em comunicado.

O FS-LIDS é fabricado pelo SRC Research Center, da Syracuse University, enquanto o Coyote é produzido pela Raytheon.

"A proposta de venda fortalecerá as capacidades do Qatar para responder às ameaças presentes e futuras" representadas pelos 'drones', salientou a diplomacia norte-americana.

Caso seja confirmada, esta venda de armas "irá atender à política externa e aos objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um país amigo", acrescentou o comunicado.

Os rebeldes pró-iranianos houthis assumiram a responsabilidade por vários ataques com 'drones' contra vários países do Golfo.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia que Moscovo e Kiev têm feito um uso intenso de 'drones' nos combates.

Leia Também: EUA anunciam venda de armas ao Qatar durante o intervalo do jogo EUA-Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório