Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Havai em alerta. Eis as imagens da erupção do maior vulcão ativo do mundo

Cinzas vulcânicas e detritos ‘pintam’ as localidades mais próximas do vulcão Mauna Loa que, na noite de domingo, entrou em erupção, no Havai. Veja o vídeo.

Notícias ao Minuto

12:14 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Desde segunda-feira, a erupção do maior vulcão ativo do mundo “moveu-se do cume para a Zona da Falha Nordeste, onde vários fluxos de lava passam pelas fissuras”, segundo revelou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), esta terça-feira.

Nessa linha, a agência norte-americana alertou que os residentes sob risco de fluxos de lava deveriam rever os seus preparativos, salientando que, de momento, as comunidades mais próximas continuam a não estar ameaçadas.

Partes da Ilha Grande estão sob um alerta de cinzas emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia em Honolulu, que previu que 0,6 centímetros de cinzas se poderiam acumular em algumas áreas.

Imagens divulgadas nas redes sociais, às quais poderá aceder na galeria acima, mostram uma enorme coluna de fumo, emitida pela lava do vulcão, que 'salpica' a sua superfície.

O Mauna Loa é um dos cinco vulcões que constituem a ilha do Havai, sendo que, com 4.169 metros acima do nível do mar, é muito maior do que o vulcão Kilauea, que entrou em erupção em 2018 e destruiu 700 casas num bairro residencial.

Algumas das suas encostas são muito mais íngremes do que as do Kilauea e, por isso, quando entra em erupção, a sua lava pode fluir muito mais rapidamente. Na verdade, durante uma erupção de 1950, a lava da montanha viajou 24 quilómetros até ao oceano em menos de três horas.

De notar que os cientistas já estavam em alerta, devido a um recente pico de terramotos no cume do vulcão, que entrou em erupção pela última vez em 1984.

Leia Também: Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção e deixa Havai em alerta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório