Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Holodomor. Um dos momentos emocionantes de homenagem às vítimas

O primeiro-ministro da Bélgica partilhou a sua aproximação ao monumento dedicado a quem foi atingido pelas políticas de Josef Stalin.

Notícias ao Minuto

23:17 - 26/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O primeiro-ministro da Bélgica partilhou, este sábado, o momento em que presta homenagem às vítimas do Holodomor, em Kyiv, na Ucrânia.

"Há 90 anos, a grande fome do Holodomor, uma das piores barbaridades do século XX, matou milhões de ucranianos", escreveu Alexander De Croo numa publicação partilhada no Twitter.

"Reflexão com o presidente Volodymyr Zelensky e a ministra dos Negócios Estrangeiros [da Bélgica]  Hadja Lahbib diante da crueldade sem limites de ontem e hoje", rematou.

De Croo fez a primeira visita oficial à Ucrânia este fim de semana, onde reforçou o apoio do país a Kyiv.

O presidente da Ucrânia assinalou este dia durante o seu discurso diário, durante o qual garantiu que a Ucrânia está a "fazer de tudo para travar a nova política genocida" da Rússia.

O Holodomor diz respeito ao período em que, sob as políticas russas de Josef Stalin, na década de 1930, mais de 3,5 milhões de ucranianos morreram.

Não só Bélgica reiterou o sue apoio ao país, como também os chefes de Estado da Polónia e da Lituânia terão estado de passagem para negociações quanto a uma eventual nova onda de imigração a partir da Ucrânia.

Veja o momento da homenagem na galeria acima.

Leia Também: Pelo menos 32 mortos em Kherson desde retirada russa em 9 de novembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório