Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cirurgia ao coração de uma criança continuou mesmo sem luz em Kyiv

A história teve um final feliz e a criança ficou bem.

Cirurgia ao coração de uma criança continuou mesmo sem luz em Kyiv
Notícias ao Minuto

11:48 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

No dia em que se assinalam nove meses desde o início da guerra na Ucrânia, um vídeo de uma criança a ser operada às escuras, numa Kyiv sem luz, está a chocar o mundo. 

A razão deste apagão são os ataques russos que danificam as infraestruturas energéticas, e que, por sua vez, impedem a possibilidade de realizar o trabalho médico em plenas condições. 

O apagão foi total em todo o hospital e a única luz que permitia aos médicos na operação ver o procedimento era a das máquinas e dos dispositivos móveis que os profissionais de saúde possuíam. As imagens tornaram-se virais e um verdadeiro reflexo da dura realidade que a Ucrânia vive poucas semanas após a chegada oficial do inverno, com metade do país à beira do congelamento.

No entanto, a história teve um final feliz e a criança ficou bem.

Este é apenas o prelúdio do que poderão ser as próximas semanas, onde a chegada do frio poderá causar estragos muito mais graves em hospitais e outras infraestruturas energéticas do país.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, provocou já mais de 6.500 mortes entre civis, de acordo com os mais recentes cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU). Pelo menos 437 crianças perderam a vida na sequência desta ofensiva, com outras 837 a terem ficado feridas.

Leia Também: "Não há aquecimento ou água". O retrato de um dia numa Kyiv às escuras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório