O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou, na segunda-feira, a cidade reconquistada de Kherson, no sul do país, e aproveitou a sua veia humorística para dizer que apenas estava na cidade porque queria "uma melancia". Contudo, porquê uma melancia? E por que razão a fruta se tornou ‘meme’ na Internet e apareceu entre os ucranianos que celebravam a libertação da cidade?
Tal como destaca a BBC, a fruta é um símbolo da região e a maior parte das melancias da Ucrânia são provenientes de Kherson, cidade agrícola, junto ao mar Negro, cujo clima húmido é propício à sua produção.
Em fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, as exportações de melancia - que conta com monumentos que representam o seu simbolismo - pararam.
À estação britânica, Olia Hercules, chef e escritora de culinária que nasceu na região de Kherson, explicou que as melancias foram introduzidas na região pelos Tártaros da Crimeia há alguns séculos. Após a segunda Guerra Mundial, e numa altura de escassez, as pessoas começaram a ferver a melancia e transformavam-na, por exemplo, em geleia, quando o açúcar era difícil de encontrar.
"Eu sabia sempre que estava em casa ao ver camiões à beira da estrada com pessoas a vender melancias", disse.
Além disso, na Ucrânia era hábito transmitir na televisão, anualmente, a tradição que marcada o início da temporada da colheita de melancias e que mostrava uma embarcação, carregada com a fruta, a partir de Kherson, em direção a Kyiv, através do rio Dnipro.
Após Kherson ser libertada dos russos, as imagens de melancias ocuparam a Internet e a fruta foi usada como celebração, tal como fez o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, e não só...
#НовеФотоПрофілю pic.twitter.com/32T0R1vLoH
— Denys Shmyhal (@Denys_Shmyhal) November 11, 2022
Особливий м'яч на сьогоднішній грі
— FC SHAKHTAR DONETSK (@FCShakhtar) November 13, 2022
Херсон – це Україна! 🇺🇦#Херсон #Shakhtar #ШахтарЗоря pic.twitter.com/zuRG9iHBQS
Leia Também: Rússia destruiu central elétrica em Kherson antes de retirar