Melancia virou 'meme' e foi falada por Zelensky em Kherson. Mas porquê?

Após a reconquista de Kherson, a melancia recebeu especial atenção. Explicamos porquê.

Kherson, melancia

© Photo by -/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
15/11/2022 17:52 ‧ 15/11/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou, na segunda-feira, a cidade reconquistada de Kherson, no sul do país, e aproveitou a sua veia humorística para dizer que apenas estava na cidade porque queria "uma melancia". Contudo, porquê uma melancia? E por que razão a fruta se tornou ‘meme’ na Internet e apareceu entre os ucranianos que celebravam a libertação da cidade?

Tal como destaca a BBC, a fruta é um símbolo da região e a maior parte das melancias da Ucrânia são provenientes de Kherson, cidade agrícola, junto ao mar Negro, cujo clima húmido é propício à sua produção.

Em fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, as exportações de melancia - que conta com monumentos que representam o seu simbolismo - pararam.

À estação britânica, Olia Hercules, chef e escritora de culinária que nasceu na região de Kherson, explicou que as melancias foram introduzidas na região pelos Tártaros da Crimeia há alguns séculos. Após a segunda Guerra Mundial, e numa altura de escassez, as pessoas começaram a ferver a melancia e transformavam-na, por exemplo, em geleia, quando o açúcar era difícil de encontrar.

"Eu sabia sempre que estava em casa ao ver camiões à beira da estrada com pessoas a vender melancias", disse.

Além disso, na Ucrânia era hábito transmitir na televisão, anualmente, a tradição que marcada o início da temporada da colheita de melancias e que mostrava uma embarcação, carregada com a fruta, a partir de Kherson, em direção a Kyiv, através do rio Dnipro.

Após Kherson ser libertada dos russos, as imagens de melancias ocuparam a Internet e a fruta foi usada como celebração, tal como fez o primeiro-ministro ucraniano,  Denys Shmyhal, e não só...

Leia Também: Rússia destruiu central elétrica em Kherson antes de retirar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas