Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Olaf Scholz reúne-se com dissidentes chineses antes de visitar China

O chanceler alemão, Olaf Scholz, reuniu-se com advogados chineses especialistas em direitos humanos, dissidentes do regime, antes de viajar para Pequim, disse, esta sexta-feira, fonte governamental.

Olaf Scholz reúne-se com dissidentes chineses antes de visitar China
Notícias ao Minuto

22:55 - 04/11/22 por Lusa

Mundo Direitos Humanos

O diálogo ocorreu na terça-feira através de videoconferência criptografada e segura, salientou a mesma fonte.

Os participantes na reunião, cujos nomes não foram divulgados, deslocaram-se às instalações da Embaixada da Alemanha em Pequim.

Entre os advogados dissidentes, alguns encontram-se detidos há vários anos. Estes últimos descreveram as suas difíceis condições de vida e de trabalho na China, o que causou "forte impressão", acrescentou a fonte.

Normalmente, quando um líder alemão visita a China, é planeado um encontro com defensores de direitos humanos e representantes da sociedade civil.

Mas desta vez, não foi possível agendar um encontro presencial com Scholz devido às rigorosas condições sanitárias impostas pelo regime para combater a pandemia.

O chanceler alemão organizou a sua viagem para um dia -- devido à política de zero covid-19 -- durante o qual se encontrou com o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro, Li Keqiang.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse esta sexta-feira que a visita a Pequim do chanceler alemão, Olaf Scholz, "fortalece a cooperação prática" entre China e Alemanha, de acordo com comentários divulgados pela televisão estatal CCTV.

A primeira visita à China de um líder europeu e de um país do grupo G7 (sete maiores economias do mundo), desde o início da pandemia da covid-19, decorre num cenário de crescente desconfiança ocidental em relação ao país asiático.

Embora o governo de Scholz tenha já sinalizado um afastamento da abordagem puramente comercial em relação ao país asiático, cultivado pela antecessora Angela Merkel, acompanha o chanceler alemão uma delegação empresarial, que inclui os presidentes executivos da Volkswagen, BioNtech ou Siemens.

Leia Também: Scholz critica guerra na Ucrânia e Xi Jinping enaltece cooperação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório