Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Via férrea russa alvo de seis ataques de sabotagem desde junho

O último terá ocorrido há apenas alguns dias, quando um dispositivo explosivo danificou a via férrea perto da aldeia de Novozybkovo.

Via férrea russa alvo de seis ataques de sabotagem desde junho

O Ministério da Defesa britânico, citando a mais recente atualização fornecida pelos seus serviços secretos, reporta que existiram, pelo menos, seis incidentes de sabotagem contra a infraestrutura ferroviária russa desde junho.

O último terá ocorrido há apenas alguns dias, quando "um dispositivo explosivo danificou a via férrea perto da aldeia de Novozybkovo, a cerca de 15 quilómetros da fronteira Rússia-Bielorrússia".

Segundo os serviços secretos britânicos, o grupo russo antiguerra 'Stop the Wagons' (STW) reivindicou a responsabilidade pelo ataque sobre aquela que é a principal linha ferroviária entre a Rússia e o sul da Bielorrússia.

"Isto faz parte de uma tendência mais ampla de ataques dissidentes contra os caminhos-de-ferro, tanto na Rússia como na Bielorrússia. As autoridades russas já tinham anteriormente reprimido a presença online do STW", pode ler-se ainda na mesma atualização.

O Ministério da Defesa britânico destaca ainda que a "liderança russa ficará cada vez mais preocupada com o facto de mesmo um pequeno grupo de cidadãos ter uma posição suficientemente oposta ao conflito para recorrer à sabotagem física" de infraestruturas.

A propósito destes ataques de sabotagem, os serviços secretos britânicos recordam que os militares russos dependem principalmente do transporte ferroviário para o destacamento de forças para a Ucrânia. Mas, devido à elevada extensão desta rede férrea, alertam, o "sistema é extremamente difícil de proteger contra ameaças físicas", como estas aqui relatadas.

De acordo com as mais recentes contabilizações da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 6.300 civis já perderam a vida no decorrer deste conflito militar, que teve início a 24 de fevereiro. Quase 400 deles eram crianças. 

Leia Também: Moscovo acusa Kyiv, Kyiv 'rejeita'. Mas o que é, afinal, a 'bomba suja'?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório