Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ataque a mina chinesa no Níger faz pelo menos sete mortos

Sete pessoas morreram num alegado atentado terrorista cometido por um grupo de homens fortemente armado contra uma mina de ouro pertencente a uma companhia chinesa em M'Banga, na região de Tillabéri, oeste do Níger.

Ataque a mina chinesa no Níger faz pelo menos sete mortos
Notícias ao Minuto

20:27 - 24/10/22 por Lusa

Mundo Níger

"O ataque contra a mina começou pelas 5 da manhã, quando começámos a ouvir disparos provenientes da mina dos chineses", disse à agência de notícias espanhola Efe Seybou Harouna, habitante de M'Banga.

A testemunha disse que os disparos eram esporádicos e prolongaram-se até ao meio-dia.

"O balanço provisório feito pelo governador da região de Tillabéri é de sete mortos, entre os quais dois chineses", disse Haoua Souley, irmã de uma das vítimas do ataque, que compareceram no hospital para confirmar a identidade dos familiares.

De acordo com o testemunho de Souley, entre os sete mortos estavam os cadáveres de cinco militares e os corpos de dois chineses, "que estavam irreconhecíveis porque os assaltantes os incendiaram antes de fugirem".

As autoridades de Niamey ainda não se pronunciaram sobre o ataque à mina, o segundo em dois anos.

Em junho do ano passado, um comando alegadamente pertencente ao Estado Islâmico do Grande Saara (EIGS) sequestrou dois chineses que trabalhavam na obra, e só recentemente foram libertados e entregues à embaixada da CHina em Níger, depois de negociações secretas levadas a cabo por Niamey, escreve a agência Efe.

Leia Também: Total de mortos nos confrontos intercomunitártios na Nigéria sobe para 23

Recomendados para si

;
Campo obrigatório