Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Grécia e Turquia trocam acusações sobre 92 migrantes encontrados nus

As pessoas foram encontradas em condições humanas terríveis. O governo grego acusa a polícia turca de as levar para o seu território.

Grécia e Turquia trocam acusações sobre 92 migrantes encontrados nus
Notícias ao Minuto

16:20 - 16/10/22 por Hélio Carvalho

Mundo Refugiados

A Turquia e a Grécia trocaram acusações depois do ministro da migração grego, Notis Mitarachi, ter denunciado a descoberta de 92 migrantes completamente nus, depois de fazerem a travessia da Turquia para a Grécia.

As entidades internacionais e as organizações de acolhimento e proteção de refugiados já reagiram, condenando agressões contra migrantes que procuram asilo na Europa.

No Twitter, a Organização Mundial para as Migrações (IOM) demonstrou-se "chocada" pelos relatos, considerando as condições "terríveis" na fronteira. "Os direitos humanos e liberdades de todos os migrantes devem ser respeitados, independentemente do seu estatuto migratório", afirmou.

Também o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) disse estar "profundamente preocupado" e pediu "uma investigação completa a este incidente".

Segundo o governo grego, os migrantes foram levados para a Grécia pela polícia turca, pedindo explicações à Turquia. E, no Twitter, o ministro das Migrações grego, Notis Mitarachi, disse que "o comportamento da Turquia" é "uma vergonha para a civilização".

"Esperamos que Ancara investigue o incidente e proteja as suas fronteiras da União Europeia", reiterou Mitarachi.

O secretário de Estado do interior da Turquia não tardou a responder, afirmando que o grego "procura apenas expor a imagem da sua crueldade que infligiu". "Use o seu tempo a obedecer aos direitos humanos, não em manipulações e desonestidade!", declarou Ismail Çatakli.

Há anos que a Grécia e a Turquia se desentendem quanto ao acolhimento e livre passagem de migrantes, muitos deles provenientes de países em conflito no Médio Oriente, especialmente da Síria e do Iémen. Os entraves dos dois países forçam milhares de refugiados a fazer anualmente a travessia perigosa pelo mar Egeu.

As organizações de direitos humanos e proteção de refugiados têm alertado para as péssimas condições de vida que os refugiados enfrentam na Turquia, com a polícia turca a ser constantemente acusada de violações de direitos humanos.

Segundo a Human Rights Watch, já morreram mais de 1.200 pessoas no Mar Mediterrâneo em 2022. Desde 2014 que já morreram no mar quase 25.000 pessoas, com o maior número de mortes a surgir em 2015, durante a crise de refugiados impulsionada pela guerra na Síria, que dura há mais de dez anos.

Leia Também: Portugal é o 2.º país da UE que acolhe mais menores de campos na Grécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório