Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente do Uganda ordena aos curandeiros para não tratarem doentes

O Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, ordenou aos curandeiros para pararem de tratar os doentes com Ébola, após o surto identificado em setembro, e apelou à população para ir aos centros médicos se suspeitarem que estão infetados.

Presidente do Uganda ordena aos curandeiros para não tratarem doentes
Notícias ao Minuto

14:10 - 13/10/22 por Lusa

Mundo Ébola

"Parem de procurar tratamento para o Ébola nos curandeiros. Aqueles que se estão a esconder devem dirigir-se imediatamente aos trabalhadores médicos para serem acompanhados", disse Museveni, referindo-se a vários doentes que fugiram de um centro de saúde.

"Se estão infetados, não importa para onde fogem", disse Museveni, citando o caso de Twagirayesu Ndahiro, que esteve sob quarentena depois de ter tido contactos com um homem que morreu de Ébola. O homem morreu há alguns dias num hospital da capital, Kampala.

O Presidente ugandês disse que dez das 19 mortes confirmadas por testes laboratoriais são membros da família de Ndahiro e notou que vários dos seus familiares levaram o corpo de um parente que morreu de Ébola para o enterrar, apesar de o corpo estar sob a custódia das autoridades.

Museveni disse ainda que os trabalhadores médicos tinham pedido a Ndahiro e à sua família para ficarem de quarentena contra uma possível infeção, mas ele viajou para Luweero para procurar tratamento junto de um curandeiro e foi para a casa de um parente em Busega.

Este parente escondeu-o lá durante dias e mais tarde transferiu-o para um hospital em Kampala devido ao seu estado de saúde agravado, onde foi internado com um nome e morada falsos, como noticiado pelo jornal ugandês 'Daily Monitor'.

"Quando o Governo anuncia que há uma epidemia, os curandeiros devem deixar de aceitar pacientes. Já alguma vez me viram anunciar um surto de malária ou obstipação? Deixem o Governo gerir as epidemias", reiterou o Presidente ugandês.

O Uganda declarou o surto de Ébola em 20 de setembro, após a confirmação da morte de um paciente que deu positivo, após o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a confirmação se seguiu a uma investigação da equipa nacional de resposta rápida, após seis "mortes suspeitas" no distrito durante o mês passado.

A agência salientou que o surto é da estirpe do Zaire. Até à data, foram detetados sete surtos desta estirpe - quatro no Uganda e três no Sudão. O Uganda comunicou o seu último caso desta estirpe em 2012, enquanto em 2019 declarou um surto da estirpe do Zaire, importada da República Democrática do Congo (RDCongo).

Leia Também: Nove países de África adotam medidas conjuntas contra surto de Ébola

Recomendados para si

;
Campo obrigatório