Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

"Múmia" de dinossauro. Encontrado resto de animal com pele fossilizada

Nova descoberta indica que "múmias" podem ser comuns.

"Múmia" de dinossauro. Encontrado resto de animal com pele fossilizada
Notícias ao Minuto

22:06 - 12/10/22 por Beatriz Maio

Mundo Vida animal

Foi encontrado um fóssil de dinossauro com pele fossilizada, apesar de a espécie ter sido extinta há 67 milhões de anos, o que leva os peritos a defender que as "múmias" de dinossauros podem ser mais comuns do que se julgava.

Esta descoberta, publicada na revista PLOS One, demonstra que não é raro encontrar pele fossilizada em restos mortais, tal como aconteceu com um dinossauro que viveu no estado americano da Dakota do Norte que permitiu a sua reconstrução.

A cauda, as patas e o membro direito do animal estavam envoltos em escamas, apesar de o corpo ter sido comido por outros animais, conclusão tirada através de marcas deixadas por dinossauros carnívoros. Porém, os especialistas acreditam que o dinossauro poderá sido atacado por um jovem T-Rex antes de ser comido.

A autora principal do estudo, Stephanie Drumheller, membro da Universidade de Tennessee-Knoxville, nos Estados Unidos da América (EUA), explicou que "os aglomerados de lesões estão atualmente identificados em três locais diferentes - na parte superior, no antebraço e nos tecidos moles à volta do cotovelo direito".

A maioria dos dinossauros são reconhecidos apenas pelos seus ossos, que são raramente encontrados unidos como estariam quando o animal estava vivo, porém existem cada vez mais descobertas de "múmias" com partes do corpo dos animais intactas.

A criatura em questão, apelidada de Dakota, é uma das descobertas paleontológicas mais importantes dos últimos anos visto que é um dos poucos dinossauros mumificados existentes e tem não só a pele melhor preservada, como ligamentos, tendões e alguns órgãos internos.

Leia Também: Dinossauro mais antigo de África foi descoberto no Zimbabué

Recomendados para si

;
Campo obrigatório