"Múmia" de dinossauro. Encontrado resto de animal com pele fossilizada

Nova descoberta indica que "múmias" podem ser comuns.

Notícia

© Getty Images

Beatriz Maio
12/10/2022 22:06 ‧ 12/10/2022 por Beatriz Maio

Mundo

Vida animal

Foi encontrado um fóssil de dinossauro com pele fossilizada, apesar de a espécie ter sido extinta há 67 milhões de anos, o que leva os peritos a defender que as "múmias" de dinossauros podem ser mais comuns do que se julgava.

Esta descoberta, publicada na revista PLOS One, demonstra que não é raro encontrar pele fossilizada em restos mortais, tal como aconteceu com um dinossauro que viveu no estado americano da Dakota do Norte que permitiu a sua reconstrução.

A cauda, as patas e o membro direito do animal estavam envoltos em escamas, apesar de o corpo ter sido comido por outros animais, conclusão tirada através de marcas deixadas por dinossauros carnívoros. Porém, os especialistas acreditam que o dinossauro poderá sido atacado por um jovem T-Rex antes de ser comido.

A autora principal do estudo, Stephanie Drumheller, membro da Universidade de Tennessee-Knoxville, nos Estados Unidos da América (EUA), explicou que "os aglomerados de lesões estão atualmente identificados em três locais diferentes - na parte superior, no antebraço e nos tecidos moles à volta do cotovelo direito".

A maioria dos dinossauros são reconhecidos apenas pelos seus ossos, que são raramente encontrados unidos como estariam quando o animal estava vivo, porém existem cada vez mais descobertas de "múmias" com partes do corpo dos animais intactas.

A criatura em questão, apelidada de Dakota, é uma das descobertas paleontológicas mais importantes dos últimos anos visto que é um dos poucos dinossauros mumificados existentes e tem não só a pele melhor preservada, como ligamentos, tendões e alguns órgãos internos.

Leia Também: Dinossauro mais antigo de África foi descoberto no Zimbabué

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas