Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Sobreviventes e familiares assinalam 20 anos dos atentados de Bali

No total, morreram 202 pessoas de 21 nacionalidades diferentes. A homenagem ficou marcada por orações e coroas de flores.

Notícias ao Minuto

19:55 - 12/10/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Bali

Sobreviventes e familiares e amigos das vítimas dos atentados de Bali, na Indonésia, juntaram-se, esta quarta-feira, para assinalar o 20.º aniversário do ataque que matou mais de 200 pessoas a 12 de outubro de 2002.

Segundo revela a agência de notícias Reuters, na homenagem - marcada por orações e coroas de flores, tal como pode ver na galeria acima - estiveram presentes líderes de seis religiões reconhecidas na Indonésia.

Além de líderes do Hinduísmo, Islamismo, Budismo, Cristianismo, Catolicismo e Confucionismo, esteve também presente o orador motivacional Gede Prama.

Os ataques do Yemmaa Islamiya, um grupo islâmico considerado um braço armado da rede terrorista Al-Qaida no Sudeste Asiático, mataram 202 pessoas de 21 nacionalidades diferentes - incluindo 88 australianos - e feriram mais de 200.

Duas bombas explodiram à meia-noite no bar Paddys e na discoteca Sari Club, na cidade turística de Kuta. Uma terceira bomba explodiu perto do consulado dos Estados Unidos, em Denpasar, a capital da ilha, sem causar vítimas.

As autoridades indonésias detiveram cerca de 30 pessoas envolvidas nos ataques. Os principais autores do ataque no centro turístico de Bali, os indonésios Ali Amrozi, Imam Samudra e Ali Gufron, foram detidos nesse mesmo ano, condenados à morte em 2003 e executados em novembro de 2008.

Em 2021, a Indonésia libertou o mentor dos atentados de Bali, o clérigo radical Abu Bakar Bashir, depois de cumprir uma pena de prisão ligada a outra acusação de terrorismo, enquanto em agosto deste ano foi anunciado que a pena do bombista Umar Patek, que cumpre uma pena de 20 anos pelo envolvimento no ataque terrorista, foi reduzida em cinco meses.

Leia Também: Austrália recorda atentados em Bali que causaram 202 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório