Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Milionário Sam Matekane vence legislativas do Lesoto sem maioria absoluta

O milionário Sam Matekane, 64 anos, candidato surpresa das eleições legislativas do Lesoto, conquistou a maioria dos assentos parlamentares, mas não a maioria absoluta, anunciou hoje a comissão eleitoral, segundo os resultados definitivos.

Milionário Sam Matekane vence legislativas do Lesoto sem maioria absoluta
Notícias ao Minuto

15:46 - 10/10/22 por Lusa

Mundo Lesoto

O movimento de Matekane, intitulado Revolução para a Prosperidade, criado apenas seis meses antes das eleições de sexta-feira, obteve 56 dos 120 lugares no parlamento.

Considerado o homem mais rico do Lesoto, Matekane apresentou-se às eleições com a ambição de "salvar o país" e deverá tornar-se agora primeiro-ministro.

No entanto, deverá precisar de formar uma coligação para governar.

Os dois partidos que dominavam até agora a paisagem política do Lesoto -- Congresso Democrático e Convenção de Todo o Basotho, obtiveram, respetivamente, 29 e oito assentos parlamentares.

O Lesoto, um dos países mais pobres do mundo, com uma monarquia constitucional, foi a votos na sexta-feira, com mais de 50 partidos concorrentes, dos quais apenas três aspiravam a governar os 2,1 milhões de habitantes.

Nas anteriores eleições, em 2017, apenas 47% dos eleitores inscritos votaram, com a Convenção de Todo o Basotho a eleger 48 deputados, enquanto o Congresso Democrata elegeu 30.

O parlamento tem 120 lugares e dois terços dos deputados são eleitos pelo escrutínio maioritário e o restante terço de forma proporcional.

Nos últimos 10 anos, nenhum partido obteve a maioria absoluta nas urnas e têm-se sucedido governos de coligação, mas com as divisões e mudanças de estratégia a tornarem-nos ineficazes.

O país regista atualmente elevados índices de desemprego e criminalidade.

O rei Letsie III do Lesoto preside a uma monarquia constitucional, mas não tem praticamente nenhum poder político.

Observadores eleitorais da União Europeia, da Commonwealth, da União Africana e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral acompanharam o processo eleitoral.

Leia Também: Justiça do Lesoto retirou acusações de homicído contra ex-PM Thabane

Recomendados para si

;
Campo obrigatório