Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
MIN 10º MÁX 17º

Justiça do Lesoto retirou acusações de homicído contra ex-PM Thabane

As acusações contra o ex-primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Thabane, indiciado pelo assassínio da sua primeira mulher em 2017, foram hoje retiradas pela justiça, que admitiu não ter localizado uma testemunha-chave.

Justiça do Lesoto retirou acusações de homicído contra ex-PM Thabane
Notícias ao Minuto

14:53 - 26/07/22 por Lusa

Mundo Thomas Thabane

"Não conseguimos encontrar o paradeiro de uma testemunha importante neste caso e a procuradoria decidiu retirar as acusações contra o acusado", anunciou o procurador Gareth Lappan durante uma audiência na capital, Maseru.

As acusações também foram retiradas contra a atual mulher do ex-primeiro-ministro, Maesaiah Thabane, acrescentou Lappan.

Thabane, de 83 anos, foi acusado de contratar assassinos para matar a primeira mulher, Lipolelo, em junho de 2017, dois dias antes de assumir o cargo de chefe de governo no reino montanhoso, sem litoral encravado na África do Sul.

O caso mergulhou o país numa crise política que acabou por levar Thomas Thabane a renunciar em maio de 2020, abandonado pela coligação que apoiou o seu governo durante três anos.

O Supremo Tribunal acusou Thabane em novembro passado, acusando-o de ter "causado ilegal e intencionalmente a morte de Lipolelo Thabane" em 14 de junho de 2017.

Entre os cinco coarguidos estava a atual mulher, Maesaiah, de 40 anos, casada dois meses após o assassínio e que beneficiou de uma controversa liberdade de fiança em junho de 2021.

Os outros quatro coarguidos são os alegados assassinos que teriam sido contratados por Thomas Thabane e Maesaiah, para matar Lipolelo Thabane, de 58 anos.

Lipolelo e Thomas Thabane estavam envolvidos num processo de divórcio litigioso.

A polícia acusou o primeiro-ministro (2017-2020) de ter pagado a assassinos o equivalente a 21.000 euros para matar a primeira mulher.

Leia Também: Reino do Lesoto vai realizar eleições legislativas a 7 de outubro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório