Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Uganda diz ser destino seguro após países emitirem avisos aos viajantes

As autoridades do Uganda afirmaram hoje que o país é um destino seguro, após os Estados Unidos e o Reino Unido emitirem avisos aos viajantes devido ao surto de ébola declarado em setembro no país africano.

Uganda diz ser destino seguro após países emitirem avisos aos viajantes
Notícias ao Minuto

13:34 - 10/10/22 por Lusa

Mundo Ébola

Citada pelo jornal ugandês Daily Monitor, a secretária permanente do Ministério da Saúde do Uganda, Diana Atwine, lembrou que o vírus foi detetado em cinco distritos - Mubende, Kassanda, Kyegegwa, Kagadi e Bunyagabu -, todos eles "a mais de cem quilómetros de distância da capital, Kampala".

"O resto do país está livre de ébola e não há restrições de viagem", disse a responsável, que defendeu que a resposta das autoridades ao surto está a funcionar.

Segundo Atwine, o Governo ugandês e os seus parceiros "puseram em marcha medidas para controlar a doença" e o número de casos "desceu desde então".

"Todos os contactos em Mubende e nos distritos próximos foram identificados, isolados e estão a ser analisados diariamente", afirmou.

A declaração surge dias após as autoridades dos Estados Unidos anunciarem, na quinta-feira, que passariam a monitorizar os viajantes provenientes do Uganda para prevenir o alastramento do surto de ébola detetado no país africano.

Já o Reino Unido atualizou a sua página eletrónica de conselhos aos viajantes com informação sobre o surto de ébola no Uganda.

O Governo do Uganda confirmou até agora 44 casos de ébola e dez mortes, havendo ainda 20 outras mortes cuja causa provável é o vírus.

Desde 02 de outubro não se regista qualquer caso novo.

O Uganda declarou o surto de ébola em 20 de setembro, após confirmar a morte de um paciente que teve teste positivo para a doença.

A Organização Mundial de Saúde afirmou depois que a confirmação ocorreu na sequência de uma investigação da equipa nacional de resposta rápida após seis "mortes suspeitas" no último mês.

O surto atual é causado por uma estirpe para a qual não há ainda vacina.

O Uganda já registou anteriormente surtos de Ébola, uma doença que matou milhares de pessoas em toda a África desde a descoberta em 1976 na vizinha República Democrática do Congo.

A transmissão humana é através de fluidos corporais, sendo os principais sintomas febre, vómitos, hemorragias e diarreias.

As pessoas infetadas só se tornam contagiosas após o início dos sintomas, após um período de incubação que varia de dois a 21 dias.

A doença tem seis estirpes diferentes, três das quais (Bundibugyo, Sudão, Zaire) já causaram grandes epidemias.

Leia Também: ONG e Kampala lançam campanha para conter surto que já fez 10 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório