Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Kyiv tem que vencer "para tanques russos não avançarem" na Europa

O chefe de Estado da Ucrânia falou, esta quinta-feira, em videoconferência, para 44 responsáveis envolvidos na Comunidade Política Europeia.

Kyiv tem que vencer "para tanques russos não avançarem" na Europa
Notícias ao Minuto

17:06 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia discursou, esta quinta-feira, no encontro da Comunidade Política Europeia, que se reúne hoje pela primeira vez.

Por videoconferência, Volodymyr Zelensky disse o país que preside tinha que se defender e vencer a guerra no leste europeu para que "os tanques russos não avançassem em Cracóvia ou em Praga", de acordo com o que avança a agência France-Press.

O responsável ucraniano pediu, mais uma vez, armas para "castigar o agressor". O pedido foi feito a várias países, nomeadamente,  aos 27 estados da União Europeia, assim como a mais a outros 17 países - todos pertencentes a esta comunidade recém formada.

O objetivo desta organização, cuja criação foi defendida há meses pelo presidente francês, tem por objetivo discutir a segurança e paz no continente europeu, no âmbito desta guerra.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,5 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.114 civis mortos e 9.132 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Mais de 530 corpos exumados na região de Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório