Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Montenegro lança investigação por suspeitas de espionagem

Montenegro iniciou uma investigação sobre um número não identificado de pessoas suspeitas de espionagem, revelaram esta quinta-feira procuradores estatais, enquanto os órgãos de comunicação locais divulgaram que o processo está ligado à Rússia.

Montenegro lança investigação por suspeitas de espionagem
Notícias ao Minuto

06:44 - 30/09/22 por Lusa

Mundo Montenegro

As forças policiais realizaram buscas domiciliárias e a outras instalações de vários cidadãos por suspeita de "organização criminosa e espionagem", explicou à agência France-Presse (AFP) Vukas Radonjic, porta-voz da polícia.

A mesma fonte sublinhou que ninguém foi detido na sequência da operação.

Já o primeiro-ministro cessante do país dos Balcãs, Dritan Abazovic, referiu que esta ação foi realizada em conjunto com parceiros internacionais de Montenegro, com o objetivo de "preservar os interesses nacionais".

"Espero que isto reduza a influência malévola em Montenegro", salientou Abazovic, em declarações aos jornalistas.

Os órgãos de comunicação de Montenegro noticiaram que a polícia deteve seis diplomatas russos e 30 cidadãos russos com autorização de residência temporária, bem como dois cidadãos montenegrinos, suspeitos de trabalharem para os serviços de inteligência russos.

Segundo o portal de notícias Vijesti, que cita várias fontes, um dos detidos é um diplomata experiente e ex-porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Montenegro.

Abazovic visitou recentemente os Estados Unidos, onde falou sobre a influência "económica e política" da Rússia e da China no seu país.

Embora Podgorica mantenha laços históricos com Moscovo, as relações entre Montenegro e Rússia arrefeceram depois da nação do Báltico ter ingressado na NATO em 2017 e, mais recentemente, ter aderido às sanções ocidentais contra o Kremlin, pela invasão da Ucrânia.

Leia Também: Washington impõe sanções a "procuradora corrupta" da Bósnia-Herzegovina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório