Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Meloni elogia "revolta heroica" das mulheres iranianas

Esta partilha foi uma das primeiras declarações de Meloni desde que venceu as eleições, este domingo.

Meloni elogia "revolta heroica" das mulheres iranianas
Notícias ao Minuto

15:46 - 28/09/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Irão

A nova primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, polémica por ser a responsável da coligação de direita e extrema-direita italiana liderada pelo FdI (Irmãos de Itália) expressou a sua solidariedade para com as mulheres iranianas que lutam pelos seus direitos.

A reflexão da responsável foi publicada na rede social Twitter, onde saudou, esta quarta-feira, "a revolta heroica das mulheres iranianas" após a morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos sob custódia policial.

Esta publicação foi uma das primeiras declarações de Meloni desde que venceu as eleições, este domingo.

"Toda a minha solidariedade para as corajosas mulheres que estão a lutar no Irão e em todo o mundo para defender seus direitos e liberdade", escreveu Meloni. E acrescentou: "Dúzias estão mortas e centenas de ativistas, advogados e jornalistas presos."

Recorde-se que os protestos que estão a acontecer no Irão e que obtiveram solidariedade um pouco no mundo inteiro, dizem respeito à morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que morreu sob custódia depois de ser presa no dia 13 de setembro no Teerão por ter "trajes inadequados" detetados pela polícia da moralidade que aplica o rígido código na República Islâmica.

Leia Também: Pelo menos 9 mortos e 32 feridos em ataque iraniano no Curdistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório