Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

O que significam referendos? "Putin está isolado e tem medo de perder"

Analista político russo considera que o que está na base destes referendos é a necessidade de Putin 'limpar' a imagem da Rússia garantindo que aparenta uma vitória.

O que significam referendos? "Putin está isolado e tem medo de perder"
Notícias ao Minuto

23:59 - 20/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O analista político russo Ivan Yakovina acredita que Putin "está isolado e com medo de perder", motivo que o levou a lançar os referendos para a anexação de quatro regiões ucranianas à Rússia. 

Analisando a atual situação, a politólogo defende que "ninguém reconhecerá o resultado" destes referendos, no entanto, "com esta farsa, ele [Vladimir Putin] poderá dizer imediatamente que a operação militar acabou, que ele 'libertou' as terras que queria”. 

Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera,  o analista considera que o que está na base destes referendos é a necessidade de Putin 'limpar' a imagem da Rússia garantindo que aparenta uma vitória que parece escorregar-lhe entre os dedos.

Em primeiro lugar, aponta Yakovina, "a situação militar dos russos é muito má e circula a impressão de que estão a perder", depois, o círculo internacional torna-se cada vez mais difícil e Putin vê-se enfraquecido. Além disso, no Kremlin, começam a surgir as críticas contra o líder russo.

Os referendos são por isso, na perspectiva do politólogo, uma forma de mudar 'as regras do jogo'. "Ele tem medo de perder. E mudar as regras desta guerra é uma oportunidade de fechar o jogo o quanto antes”, frisou.

Após a anexação, Putin "dirá imediatamente que a operação militar acabou, que 'libertou' as terras que queria, que há uma nova fronteira e que a paz pode ser feita", no entanto, a Ucrânia não aceitará essa 'nova fronteira' e "a guerra vai ficar ainda mais difícil", considera o analista russo.

Recorde-se que foi anunciado que os territórios separatistas pró-russos da região de Donbass, na Ucrânia, vão realizar de 23 a 27 de setembro referendos para decidirem sobre a sua anexação pela Rússia. 

Leia Também: EUA e NATO veem referendos pró-russos como prova de fraqueza de Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório