Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Manifestação no Níger exige saída de tropas francesas do país

Centenas de pessoas manifestaram-se hoje pacificamente nas ruas da capital do Níger, Niamey, em protesto contra a força francesa anti-jihadista Barkhane ao mesmo tempo que elogiavam a Rússia, noticiou a AFP.

Manifestação no Níger exige saída de tropas francesas do país
Notícias ao Minuto

14:54 - 18/09/22 por Lusa

Mundo Níger

Os manifestantes gritaram "Barkhane fora", "Abaixo a França", "Viva Putin e Rússia", antes de realizarem uma reunião em frente à Assembleia Nacional. Alguns manifestantes empunhavam bandeiras russas e faziam sinais hostis a França e a força Barkhane.

A manifestação foi autorizada pelas autoridades municipais de Niamei.

Cerca de 3.000 militares franceses estão destacads no Sahel - incluindo no Níger, um dos principais aliados de Paris -, após a sua retirada total do Mali.

Em abril, os deputados do Níger votaram favoravelmente um texto que autorizava o destacamento de forças estrangeiras no território, nomeadamente francesas, para combater os jihadistas.

"Há slogans anti-franceses, porque exigimos a partida imediata da força Barkhane do Níger, que está a alienar a nossa soberania e a desestabilizar o Sahel", disse à AFP o coordenador do Movimento M62, Seydou Abdoulaye, que organizou a manifestação.

Usando uma t-shirt com a imagem do antigo presidente revolucionário do Burkina Faso, Thomas Sankara, Seydou Abdoulaye acusou o antigo poder colonial de "apoio ativo" aos "jihadistas que espalharam o terrorismo do Mali", vizinhos do Níger e do Burkina Faso.

A manifestação de hoje visou ainda protestar contra o custo de vida no Níger, onde um recente aumento dos preços do gasóleo afetou o preço de alguns bens.

O Níger enfrenta ataques regulares de grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico no Sahel, a oeste, e ao grupo Boko Haram e ao Estado Islâmico na África Ocidental, a sudeste.

O país alberga há anos várias bases militares estrangeiras, nomeadamente francesas e americanas, dedicadas à luta contra os jihadistas no Sahel.

Leia Também: Chuvas no Níger fazem 103 mortos e afetam 140 mil pessoas desde junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório