Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Arménia acusa Azerbaijão de ocupar mais 10 quilómetros do seu território

As forças do Azerbaijão ocuparam 10 quilómetros quadrados de território arménio durante confrontos que se desenrolam na fronteira entre Erevan e Baku desde terça-feira, disse, esta quarta-feira, o primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinyan.

Arménia acusa Azerbaijão de ocupar mais 10 quilómetros do seu território
Notícias ao Minuto

17:38 - 14/09/22 por Lusa

Mundo Arménia

"O inimigo ocupou 40 quilómetros quadrados de território arménio, em maio, e agora mais 10 quilómetros quadrados" durante os confrontos em curso, disse Pashinyan, perante o Parlamento em Erevan, exigindo a retirada das forças do Azerbaijão.

Os confrontos, que eclodiram durante a madrugada de terça-feira, são os mais intensos desde a guerra de 2020, em que a Arménia saiu derrotada, num conflito que matou mais de 6.500 pessoas.

Hoje, Nikol Pashinian já tinha dito que o número de militares arménios mortos em confrontos na fronteira com o Azerbaijão aumentara para 105, mais do dobro do número de mortes anunciadas na terça-feira.

"De acordo com dados recolhidos recentemente, 105 soldados das Forças Armadas arménias morreram", disse o primeiro-ministro arménio durante um discurso no Parlamento.

Na terça-feira, Nikol Pashinian tinha relatado que pelo menos 49 militares arménios tinham morrido nos confrontos.

Já do lado de Baku, o Ministério da Defesa do Azerbaijão comunicou 50 mortes.

Agora, Pashinian exige a retirada das forças do Azerbaijão do território ocupado, depois de, na terça-feira, a Rússia ter anunciado uma trégua, que foi rapidamente violada.

O Ministério da Defesa da Arménia disse que Baku "retomou os ataques com artilharia, morteiros e armas de grande calibre nas direções de Jermuk e Verin Chorja", duas localidades arménias perto da fronteira com o Azerbaijão.

O Ministério da Defesa do Azerbaijão, por sua vez, afirmou que as forças arménias bombardearam durante a noite as suas "posições nas áreas de Kelbajar e Lachin".

Baku também acusou as forças arménias de atingir três aldeias do Azerbaijão, o que a Arménia rejeita.

Os dois países estão em conflito há várias décadas por causa da região de Nagorno-Karabakh, que faz parte do Azerbaijão, mas que está sob controlo de forças de etnia arménia apoiadas por Erevan desde que uma guerra separatista terminou, em 1994.

O Azerbaijão recuperou grandes áreas de Nagorno-Karabakh e territórios adjacentes mantidos pelas forças arménias numa outra guerra, que decorreu durante seis semanas, em 2020, provocando então a morte de mais de 6.600 pessoas. Este novo episódio do confronto histórico entre os dois países acabaria após um acordo de paz mediado pela Rússia.

Leia Também: Turquia fala em "provocação arménia" na fronteira com o Azerbaijão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório