Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

ONU mantém impasse em eleição entre Rússia e Macedónia do Norte

A Assembleia-Geral da ONU voltou hoje a não conseguir eleger entre Rússia e Macedónia do Norte para um assento no Conselho Económico e Social da organização (ECOSOC, na sigla em inglês), apesar das várias rondas de votação.

ONU mantém impasse em eleição entre Rússia e Macedónia do Norte
Notícias ao Minuto

21:03 - 02/09/22 por Lusa

Mundo ONU

Na manhã de hoje, foram efetuadas três rondas de votos, mas em nenhuma delas os países conseguiram alcançar a maioria de dois terços necessária para ser eleito, apesar de a Rússia ter conseguido sempre mais votos do que a Macedónia do Norte nas três ocasiões.

Na primeira volta, a Rússia recebeu 90 votos contra 80 da Macedónia do Norte, e 95 contra 79 na segunda volta. Já na terceira ronda, a Rússia chegou aos 97 votos, enquanto a Macedónia do Norte se ficou pelos 78, o que significa que nenhum dos candidatos alcançou a maioria de dois terços, que oscilou hoje entre os 114 e 117 votos, dependendo do número de Estados-Membros presentes e votantes.

Esta votação já se prolonga desde 10 de junho e visa eleger a lista completa de países necessários para compor o ECOSOC, para o qual já foram eleitos outros 17 membros.

"Esta votação pode continuar por algum tempo. Nem todos os membros do ECOSOC precisam de estar eleitos para que o Conselho faça o seu trabalho", explicou hoje Paulina Kubiak, porta-voz do presidente da Assembleia-Geral da ONU, Abdulla Shahid.

Um desses dois países integrará o grupo dos Estados da Europa de Leste e irá servir no ECOSOC por um período de três mandatos de um ano a partir de 01 de janeiro de 2023.

Leia Também: ONU condena ataque contra vice-presidente da Argentina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório