Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Isenção de vistos? Moçambique admite que Portugal possa integrar lista

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, admitiu hoje que Portugal pode vir a integrar a lista de países isentos de visto de entrada no território.

Isenção de vistos? Moçambique admite que Portugal possa integrar lista
Notícias ao Minuto

13:09 - 02/09/22 por Lusa

Mundo Vistos

"Estamos a elaborar lista de países que vão ter isenção de vistos e espero que Portugal esteja aí", afirmou Nyusi, em conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, depois de os dois terem participado na abertura do fórum de negócios de investimentos entre os dois países e visitado a FACIM (Feira Internacional de Maputo).

Filipe Nyusi indicou também que "é uma questão de informalizar e ver quais são os países que fazem parte da lista automaticamente aceite".

E apontou que os vistos são uma das questões que constam "nas 20 medias do pacote de facilitação à economia", referindo que quem "tiver investimentos de 50 milhões" tem direito a um cartão de residência válido por cinco anos.

"Se demorar Portugal, nós vamos unilateralmente abrir as portas", referiu. Nyusi justificou que Portugal não comporta risco nem "transporta crime para Moçambique".

O chefe de Estado afirmou que "os moçambicanos sentem mais dificuldades para ir a Portugal do que o inverso".

O Governo português aprovou na quinta-feira a regulamentação para a entrada em vigor do acordo de mobilidade na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que facilitará a entrada em Portugal de cidadãos destes países.

Hoje, o primeiro-ministro disse esperar que este decreto-lei seja promulgado e possa entrar em vigor rapidamente, passando a ser "liminarmente aceites" os pedidos de visto de cidadãos de países membros da CPLP, desde que não tenham nenhuma ordem de interdição ou expulsão no espaço Schengen.

"Para 99,9% de todos os naturais da CPLP, a concessão de visto passará a ser automática", indicou.

António Costa defendeu que "a excelência de relacionamento politico na CPLP tem de ser tradução no dia a dia dos cidadãos".

No entanto, quanto a uma eventual isenção, o chefe de Governo ressalvou que a "política de vistos é comunitária e definida pela União Europeia" e apontou que o que pode ser feito é precisamente a agilização dos processos.

Leia Também: UE vai mesmo colocar fim a "acordo de facilitação de vistos" com a Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório