Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

França acusa Rússia de utilizar gás como "arma de guerra"

Esta posição foi emitida depois da empresa pública francesa Engie ter adiantado que iria receber menos gás proveniente da Gazprom a partir de terça-feira.

França acusa Rússia de utilizar gás como "arma de guerra"
Notícias ao Minuto

13:09 - 30/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A França acusou, esta terça-feira, a Rússia de utilizar o fornecimento de energia como "uma arma de guerra", depois da empresa de gás russa Gazprom ter reduzido as suas entregas a uma das principais empresas francesas do setor, reporta a Reuters.

"Muito claramente a Rússia está a utilizar o gás como arma de guerra e temos de nos preparar para o pior cenário, que seria uma interrupção completa dos fornecimentos", disse a ministra francesa da Transição Energética, Agnes Pannier-Runacher, em declarações à rádio France Inter.

Esta posição foi emitida depois da empresa pública francesa Engie ter adiantado que iria receber menos gás proveniente da Gazprom a partir de terça-feira, devido a uma disputa contratual não especificada. 

De recordar que a Europa está também já a par de que haverá uma interrupção do fluxo entre quarta e sexta-feira, devido ao encerramento do gasoduto Nord Stream 1, com destino à Alemanha, por motivos de manutenção.

Na segunda-feira, e perante este cenário, a primeira-ministra de França, Elisabeth Borne, tinha exortado as empresas a elaborarem planos de poupança energética até ao próximo mês - avisando que seriam as primeiras afetadas caso o país seja forçado a racionar no gás e na eletricidade.

Tudo isto, também, numa altura em que os governos europeus continuam a lutar contra um aumento dos custos da energia para famílias e empresas e a tentar encontrar, claro está, alternativas ao fornecimento russo, para garantir reservas para o próximo inverno.

Desde o início da guerra na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro, a Rússia tem reagido às sanções dos países ocidentais com cortes nos fornecimentos de gás, alegando problemas técnicos ou alterações contratuais relativamente ao pagamento na moeda russa, o rublo.

Leia Também: Gazprom vai fazer novos cortes no fornecimento de gás a França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório