Desmantelam em Espanha rede que fornecia produtos proibidos à Rússia

Estrutura comercial foi criada para fornecer material proibido à Rússia. Em causa estão máquinas automatizadas que podem produzir peças complexas utilizadas na indústria de produção em massa, como a indústria metalúrgica automóvel, a indústria aeroespacial ou também na indústria militar.

policia espanha

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
18/06/2025 14:59 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

A Polícia Nacional de Espanha, em cooperação com outras autoridades do país, deteve, no passado dia 10 de junho, em Valência, três pessoas suspeitas de contrabandear mercadorias proibidas para a Rússia, foi esta quarta-feira anunciado. 

 

A polícia revelou ainda buscas na sede de uma empresa comercial na cidade de Sant Vicent del Raspeig, onde foram apreendidos vários equipamentos informáticos, dispositivos electrónicos e documentação, que estão a ser analisados por especialistas.

"Os detidos utilizaram uma sociedade comercial criada para o efeito como empresa de fachada para dissimular o envio de material de dupla utilização para a Federação Russa, em violação das proibições em vigor. Para o efeito, recorreram a um esquema de triangulação, utilizando empresas localizadas noutros países para ocultar o destino final do material, com um dos detidos a atuar como testa de ferro", lê-se em comunicado. 

A investigação arrancou no início de 2024, "quando os agentes tiveram conhecimento da compra e venda de uma empresa comercial estabelecida em Espanha dedicada ao comércio internacional de maquinaria". 

Após várias etapas, os investigadores viriam a perceber que os detidos utilizaram a empresa para "facilitar a saída dos produtos, através de diferentes alfândegas europeias, declarando um país terceiro como destino final e fictício". Depois, reexportavam a mercadoria para a Rússia, o "verdadeiro destino", utilizando "mecanismos clássicos de triangulação logística, documental e financeira". Desta forma, "conseguiram iludir os controlos estabelecidos para a exportação de material de defesa e de dupla utilização". 

Os detidos "também falsificaram a documentação e a rotulagem dos produtos para ocultar a verdadeira natureza do material incluído no embargo à Rússia". 

"Nesta operação, os agentes descobriram a exportação de diversas máquinas embargadas no valor de centenas de milhares de euros. No final desta rede de negócios estava uma empresa russa sancionada por organizações internacionais", lê-se.

As máquinas de dupla finalidade exportadas "são máquinas-ferramentas automatizadas que podem produzir peças complexas". Segundo a polícia espanhola, são principalmente utilizadas na indústria de produção em massa, como a indústria metalúrgica automóvel, a indústria aeroespacial ou também na indústria militar.

"Estes centros de maquinação, que, devido às suas capacidades, podem ter aplicações na indústria militar, são considerados equipamento de dupla utilização de acordo com a regulamentação europeia", destaca. 

Os detidos foram presentes a tribunal e dois deles ficaram em prisão preventiva.

Leia Também: Sortudo dos 250 milhões do Euromilhões deve "beber chá e manter a calma"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas