Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Primeira-ministra sérvia mandatada para formar novo Governo

A atual primeira-ministra da Sérvia, Ana Brnabic, do Partido Progressista Sérvio (SNS), foi mandatada pelo Presidente do país, Aleksandar Vucic, para formar um novo executivo, quase cinco meses depois de ter vencido as eleições.

Primeira-ministra sérvia mandatada para formar novo Governo
Notícias ao Minuto

12:49 - 27/08/22 por Lusa

Mundo Sérvia

Numa conferência de imprensa na capital sérvia, Belgrado, Vucic afirmou que Brnabic, uma das suas colaboradoras mais próximas desde que chegou a chefe de Estado, em 2017, poderá ocupar o cargo apenas até 2024, quando terá de se revezar com outra pessoa.

"É importante que ela permaneça no cargo para que trabalhemos de forma acelerada na resolução dos problemas que nos esperam no outono e no inverno", disse o Presidente, referindo-se à crise energética europeia.

O chefe de Estado espera que o novo executivo seja formado dentro de três semanas e ante grandes mudanças em relação à composição atual.

Vucic abordou também os compromissos necessários "para trazer muita energia e trabalhar até 2026 com ministros prontos a trabalhar com dedicação".

Segundo o chefe de Estado, o atual ministro das Finanças, Siniza Mali, que considerou "um dos melhores da Europa", irá continuar no novo Governo.

Vucic adiantou também que o líder do partido socialista SPS, Ivica Dacic, até agora presidente do Parlamento, irá integrar o Governo e coordenar as forças de segurança do país, que está a negociar a sua entrada na UE.

O SNS governa o país desde 2012 e conta com 104 deputados no Parlamento. Com a parceria com o SPS (23 deputados), obteve uma estreita maioria de 127 lugares entre os 250 do Parlamento.

Os analistas locais, citados pela Efe, estimam que os deputados de partidos menores poderão apoiar o executivo de Brnabic.

A oposição regressou ao parlamento dois anos depois de boicotar as eleições de 2020.

Leia Também: Sérvia denuncia "censura" no Twitter às missões diplomáticas do país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório