Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Sérvia denuncia "censura" no Twitter às missões diplomáticas do país

O Governo sérvio denunciou hoje que o Twitter suspendeu sem explicação as contas de várias das suas embaixadas, qualificando o bloqueio como "censura" das missões diplomáticas de um país democrático.

Sérvia denuncia "censura" no Twitter às missões diplomáticas do país
Notícias ao Minuto

21:22 - 23/08/22 por Lusa

Mundo Sérvia

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia adiantou que as contas das embaixadas sérvias na Arménia, Irão, Indonésia, Nigéria, Zimbábue, Gana e Kuwait, bem como a do consulado-geral em Chicago (Estados Unidos), estão bloqueadas desde a passada quinta-feira.

Não houve "nenhuma discussão, nem mensagem, que indique possíveis violações das regras de comunicação naquela rede social", refere a nota, hoje divulgada pela imprensa local.

O ministério lembra que a Sérvia é um país que ambiciona aderir à União Europeia (UE) e que, por isso, tem padrões políticos e democráticos que incluem a liberdade de imprensa e dos meios de comunicação social, em concordância com "os princípios europeus mais elevados".

"Por isso, é absurdo que uma série de nossas representações diplomático-consulares sejam censuradas numa rede social que pretende promover a democracia e o pluralismo de opiniões", atentou.

A diplomacia sérvia solicitou o desbloqueio das suas contas e disse esperar que o bloqueio "não faça parte das tentativas de impedir" que o país se manifeste sobre a situação no Kosovo, a sua antiga província que proclamou a sua independência em 2008, não reconhecida por Belgrado.

A imprensa sérvia havia noticiado na semana passada uma suspensão temporária das contas no Twitter do diretor do Gabinete de cooperação com a diáspora na região, o antigo político francês Arnaud Guillon, bem como uma dúzia de páginas de deputados do Partido Progressista Sérvio (SNS).

Leia Também: Reunião em Bruxelas entre líderes de Sérvia e Kosovo acaba sem acordo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório