Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"O ódio dos homens falou mais forte. Arrancaram-te dos meus braços"

Filhos mais velhos de José Eduardo dos Santos reagiram ao envio do corpo do pai para Luanda.

"O ódio dos homens falou mais forte. Arrancaram-te dos meus braços"
Notícias ao Minuto

12:58 - 20/08/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo José Eduardo dos Santos

Após ter sido anunciado pelo governo angolano, este sábado, que o corpo de José Eduardo dos Santos, está a caminho de Luanda, as filhas do ex-presidente de Angola manifestaram o seu descontentamento perante a decisão nas redes sociais.

Tchizé dos Santos que apresentou, na quinta-feira, recurso da decisão judicial que optou por entregar o corpo do pai à ex-mulher, escreveu no Instagram: "No dia 24 todos os angolanos vão votar no Adalberto da Costa Júnior para que esta gente seja posta no seu devido lugar pela justiça angolana e internacional e para que JES [José Eduardo dos Santos] possa de facto ter uma homenagem de estado com a participação de toda a sua família, como os angolanos de bem merecemos e queremos".

"Até lá vamos assistir ao 'teatro fúnebre-eleitoral' que as 'feiticeiras' e o 'bruxo' estão a preparar usando o corpo de JES de forma hedionda e repugnante", acrescentou a filha do antigo líder histórico do MPLA ao partilhar um vídeo em que escreveu que "Ana Paula acaba de tornar-se a mulher mais odiada de Angola".

Também Isabel dos Santos demonstrou a sua tristeza e indignação perante a entrega do corpo de Eduardo dos Santos à viúva, decisão que os filhos mais velhos dizem não ter tido conhecimento. "Levaste me ao Altar e eu não te poderei levar à tua última morada", pode ler-se nas redes sociais da filha que recordou: "Sempre sonhaste tudo de bom pra mim e eu pra ti", contudo "o ódio dos homens falou mais forte hoje. Arrancaram-te dos meus braços", acrescentou ao pedir desculpa ao pai.

Agora Tchizé dos Santos e a advogada pretendem apresentar queixa ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos por parte dos cinco filhos mais velhos de José Eduardo dos Santos, que ficaram assim impedidos de, pelo menos, "se despedir" do pai em Barcelona.

Duas fações da família dos Santos disputavam, na Vara de Família do Tribunal Civil da Catalunha, quem ficaria com a guarda do corpo de José Eduardo dos Santos. De um lado, estava Tchizé dos Santos e os irmãos mais velhos, que se opunham à entrega dos restos mortais à ex-primeira-dama e eram contra a realização de um funeral de Estado antes das eleições de 24 de agosto para evitar aproveitamentos políticos.

Do outro, estava a viúva Ana Paula dos Santos e os seus três filhos em comum com José Eduardo dos Santos, que reivindicavam também o corpo e queriam que fosse enterrado em Angola.

Na quarta-feira, o tribunal decidiu-se pela atribuição do cadáver à antiga mulher e autorizou a trasladação para Angola, depois de concluir definitivamente que José Eduardo dos Santos morreu de causas naturais.

Os cinco filhos mais velhos apresentaram um recurso desta decisão na quinta-feira que foi recusado, tendo porém avançado com novo "recurso de apelação" e um pedido para o enterro ser em Barcelona, disse hoje à Lusa a advogada Carmen Varela.

Este tipo de recurso de apelação não tem efeito suspensivo, explicou a advogada que representa Tchizé dos Santos, que acrescentou que, porém, não houve qualquer notificação por parte do tribunal de uma decisão ou da entrega do corpo de José Eduardo dos Santos à viúva.

Segundo a advogada, além do recurso de apelação, foi apresentado ao tribunal um pedido para o enterro ser feito em Barcelona e não em Angola, invocando que neste caso, "cinco filhos não poderiam ir" por "as suas vidas aí correrem risco".

"Os danos para os cinco filhos seriam irreversíveis porque não poderiam ir ao enterro do pai em Angola. Por isso, pedimos que se não fosse suspensivo, pelo menos, que o enterro fosse em Barcelona", explicou a advogada.

Segundo a representante de Tchizé dos Santos, o juiz questionou na sexta-feira "a outra parte" sobre se estaria de acordo com um enterro em Barcelona, não havendo mais informações do tribunal até ao momento.

Leia Também: Tribunal suspende entrega de restos mortais de José Eduardo dos Santos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório