Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Tribunal suspende entrega de restos mortais de José Eduardo dos Santos

Justiça espanhola aceitou recurso de Tchizé dos Santos.

Tribunal suspende entrega de restos mortais de José Eduardo dos Santos
Notícias ao Minuto

08:47 - 20/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo José Eduardo dos Santos

O tribunal de Barcelona aceitou o recurso da filha de José Eduardo dos Santos Tchizé e suspendeu a entrega dos restos mortais do ex-presidente de Angola à ex-mulher, avança a CNN Portugal

Após a decisão judicial na sexta-feira, o corpo do líder histórico do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) continuará a cargo das autoridades espanholas, sendo que as partes interessadas têm cinco dias para apresentar por escrito alegações.

Até nova decisão do tribunal, o corpo de José Eduardo dos Santos não será libertado, ficando por decidir a data e local do funeral do ex-presidente angolano.

A viúva Ana Paula dos Santos e os seus três filhos em comum com o político defendem que as cerimónias fúnebres deverão ter lugar em Luanda; já Tchizé e os irmãos mais velhos pretendem que o corpo seja enterrado na cidade onde José Eduardo dos Santos morreu, Barcelona.

De recordar que Tchizé dos Santos apresentou, na quinta-feira, recurso da decisão judicial que entrega o corpo do pai à ex-mulher ao argumentar que o processo é civil e não criminal. "O processo atual não é, nem pode ser, o local apropriado para decidir o destino dos restos mortais do sr. dos Santos, ao invés, o direito civil é o apropriado e deve ser utilizado para determinar quem tem legitimidade para receber os restos mortais do falecido e para decidir sobre o local de sepulcro", explicou.

Tchizé dos Santos opõe-se à entrega dos restos mortais à ex-primeira-dama e é contra a realização de um funeral de Estado antes das eleições de 24 de agosto em Angola para evitar aproveitamentos políticos.

Leia Também: Tchizé admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório