Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Presidente checo recebe alta depois de passar a noite no hospital

Miloš Zeman passou seis semanas no hospital no ano passado, mas não foi especificado porquê. O presidente é conhecido pelos seus hábitos pouco saudáveis, especialmente no que toca ao consumo elevado de bebidas alcoólicas.

Presidente checo recebe alta depois de passar a noite no hospital
Notícias ao Minuto

11:56 - 19/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo República Checa

O presidente da República Checa, Miloš Zeman, recebeu alta esta sexta-feira do Hospital Central Militar em Praga, depois de ter passado a noite sob vigilância, avançou a agência estatal CTK.

Na quinta-feira, a agência de notícias noticiou que o chefe de Estado foi a uma consulta de rotina para verificar se estava tudo bem com uma sonda, colocada no sistema digestivo no ano passado.

O porta-voz do presidente disse que a passagem pelo hospital ocorreu durante as férias e as marcações da próxima semana deverão acontecer como planeado.

Zeman foi primeiro-ministro da República Checa (ou Chéquia, nome adotado pelo país em 2016) entre 1998 e 2002, e foi eleito presidente em 2013, estando agora a cumprir o seu segundo mandato de cinco anos (que se iniciou em 2018).

Em termos políticos, é conhecido pelo seu conservadorismo muitas vezes polémico - em 2021, disse que pessoas trans eram "nojentas", considerou que ativistas tibetanos eram "indivíduos mentalmente deficientes", apoiou a campanha de Donald Trump em 2018 e teve várias tiradas islamofóbicas sobre refugiados na União Europeia. Além disso, Zeman é um conhecido aliado do Kremlin e uma voz em defesa da Rússia na União Europeia.

Esta não é a primeira vez que passa pelo hospital na sua presidência. Em outubro de 2021, Zeman passou 48 dias nos cuidados intensivos, mas os serviços presidenciais não informaram a imprensa sobre o problema que deixou o líder de fora do poder durante tanto tempo - uma situação considerada crítica, apesar do país ter um sistema parlamentar e de o presidente ter poderes limitados, semelhantes aos do Presidente português.

É conhecido que Zeman sofre de diabetes, que lhe foi diagnosticado em 2015. Por consequência da doença, o presidente começou a sofrer de problemas nos pés, que o obrigaram a deslocar-se desde então com a ajuda de uma cadeira de rodas. Não ajudará certamente que Miloš Zeman seja também conhecido por beber e fumar regularmente, admitindo na corrida às presidenciais de 2018 que bebia seis copos por dia, e é sabido que esses hábitos não mudaram de todo desde o diagnóstico.

Aliás, o presidente elogiou líderes mundiais conhecidos por beberem muitas bebidas alcoólicas, especialmente o britânico Winston Churchill. Em 1996, durante a campanha para as legislativas, Zeman disse que o autocarro da campanha era movido "a gasóleo e a Becherovka [a popular aguardente checa]". E em 2013, um vídeo seu a cambalear numa cerimónia oficial tornou-se viral no país.

Leia Também: Portugal ajuda checos a rever estratégia europeia para segurança marítima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório