Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Explosão em fábrica de fogo de artifício faz cinco mortos na Arménia

Fogo ocorreu num mercado no centro da capital, Yerevan.

Notícias ao Minuto

12:03 - 15/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Arménia

Uma violenta explosão num armazém de fogo de artifício matou, no domingo, pelo menos cinco pessoas e danificou o mercado de Surmalu, na capital arménia de Yerevan, criando um incêndio que se alastrou e deflagrou durante a noite.

Segundo a Euronews, citando o ministério das Situações de Emergência da Arménia, há pelo menos cinco mortos e 60 feridos, além de 19 desaparecidos - cujos familiares acreditam que ficaram presos nos escombros de um edifício dentro do raio de choque.

O governo acrescentou que cerca de 200 bombeiros e voluntários ajudaram nos trabalhos de resgate, dominando o fogo que deixou a zona enegrecida e queimada.

A situação é agravada pelo facto do mercado de Surmalu, um dos mais populares e frequentados mercados da capital do país, estar normalmente lotado aos domingos.

Ainda é desconhecida a causa da explosão. As vítimas são quatro homens e uma mulher.

Alertamos para a violência das imagens do momento da explosão.

Ao longo da noite, as forças de emergência resgataram pessoas presas nos edifícios, enquanto foguetes de artifício continuaram a explodir.

Segundo a Procuradoria Geral da Arménia, também citada pela Euronews, será aberta uma investigação ao armazém, para avaliar a violação de regras de segurança em torno do armazenamento de produtos inflamáveis.

Imagens nas redes sociais demonstraram a espessa nuvem de fumo proveniente do armazém, e testemunhas no local confirmaram que ouviram pequenas explosões, semelhantes à detonação de fogo de artifício.

Leia Também: Atenuar tensão? Charles Michel em contacto com líderes arménio e azeri

Recomendados para si

;
Campo obrigatório