Uma atriz iraquiana vai processar o jornal britânico 'The Economist' por ter usado uma fotografia sua numa reportagem sobre mulheres obesas. Enas Taleb é uma conhecida personalidade da televisão do seu país.
Em julho, o jornal britânico usou uma imagem sua para ilustrar um artigo cujo título era 'Por que as mulheres árabes são mais gordas que os homens".
A peça alegava que as mulheres árabes tinham mais peso devido à pobreza e às restrições a que são sujeitas para sair de casa. Afirmava ainda que os homens árabes consideram as mulheres "com curvas" mais atrativas. A ilustrar a peça estava uma foto da mulher de 42 anos, no Babylon International Festival.
"Estou a exigir uma compensação pelos danos emocionais, mentais e sociais que este incidente me causou", alega a mulher, que acrescenta ainda que o artigo em causa de trata de um "insulto à mulher árabe em geral e às mulheres iraquianas em particular".
Porque é que o jornal "se interessa pelas mulheres gordas no mundo árabe e não na Europa ou nos EUA"?, terá questionado.
O The Economist ainda não reagiu ao sucedido.
Leia Também: Obesidade. País pode ter de gastar 1,4 mil milhões para tratar efeitos